27/7/17
 
 
João de Macedo de regresso ao Circuito Mundial de Ondas Grandes

João de Macedo de regresso ao Circuito Mundial de Ondas Grandes

Shutterstock Jornal i 03/03/2017 20:29

Surfista da Praia Grande, em Sintra, revela-se contente pelo regresso à principal competição da modalidade

O surfista português João de Macedo, 39 anos, está de regresso à principal competição mundial de ondas grandes, o Big Wave Tour da World Surf League (WSL).

Depois de já ter feito parte deste circuito entre 2011, ano em que foi 4º classificado, e 2013, o surfista da Praia Grande está, então, de regresso à elite mundial das ondas grandes. "Quando soube, senti uma grande alegria por poder voltar a representar Portugal neste circuito. Mas foi também um misto de emoções, uma vez que gostaria de estar mais à vontade em termos de apoios para poder correr este circuito. Ainda assim, claro que é um sonho e o concretizar de um projeto que tenho e para o qual tenho canalizado a minha paixão pelas ondas grandes" conta o surfista.

Apesar de ter competido em apenas um dos três eventos do circuito mundial de ondas grandes realizados em 2016, o resultado obtido por Macedo nesse evento (3º lugar), que aconteceu em Dezembro passado na Nazaré, foi suficiente para o português garantir o 9º lugar do ranking e, assim, a qualificação. De acordo com as regras do circuito, os primeiros dez surfistas do ranking no final da temporada garantem a sua presença na temporada do ano seguinte. Explica João de Macedo que "depois da Nazaré e sabendo que só por sorte entraria noutra etapa da temporada passada, fui acompanhando o circuito para saber se haveria mais algum campeonato que pudesse mudar o meu ranking. Acabou por não acontecer mais nenhuma e, por isto, contactei o Peter Mel, Comissário do Circuito Mundial de Ondas Grandes, que me confirmou a minha requalificação".

Ainda assim, o surfista revela que ficou surpreendido, uma vez que já tinha idealizado que se iria dedicar a projetos de ondas grandes a nível nacional, como expedições aos Açores e voltar a competir na etapa da Nazaré do Big Wave Tour (na qual participou como convidado em 2016). "Recentemente, sofri uma pequena lesão no joelho, que já curei, e abrandei os treinos, contudo, já tenho tudo alinhado com a equipa que me ajudou na Nazaré para começar a preparação para o circuito. " revela.

O primeiro evento de 2017 do Big Wave Tour acontecerá ou em Pico Alto no Perú ou em Puerto Escondido no México, tendo ambos os eventos um período de espera entre 1 de Maio e 31 de Agosto.

A Associação Nacional de Surfista congratula João de Macedo pelo regresso ao Circuito Mundial de Ondas Grandes da World Surf League, desejando-lhe sucesso e boas ondas para a temporada que se adivinha.

 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

Não tem utilizador? Clique aqui para registar

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×