22/9/18
 
 
Guia para estudar fora de horas. Nove locais sempre abertos (ou quase)

Guia para estudar fora de horas. Nove locais sempre abertos (ou quase)

DR Jornal i 03/03/2017 20:05

De cafés a bibliotecas, de salas de estudo a esplanadas, são várias as possibilidades para quem quer estudar até mais tarde. O i pediu dicas a estudantes de Lisboa e do Porto e fez um pequeno guia para os que gostam de estudar pela noite fora

Lisboa Caleidoscópio 

Morada: Campo Grande, 1700 Lisboa
Horário: Aberto todos os dias, 
24 horas 

Foi inaugurado em outubro de 2016, integrado no projeto de requalificação do Jardim do Campo Grande. Com uma sala de estudo dotada de 17 lugares, um anfiteatro com 72 lugares e uma área de exposições de 140 m2. O espaço é famoso entre estudantes, já que está aberto a toda a comunidade universitária da cidade de Lisboa, desde que se apresente o cartão de estudante da universidade.
Nas instalações há rede wi-fi Eduroam, equipamentos de impressão e ainda a certeza de se poder trabalhar em ambiente tranquilo. 

Spacio Shopping dos Olivais

Morada: R. Cidade de Bolama 4, 1800-079 Lisboa
Horário 10h00 às 23h00

Sem grande confusão e aberto até às onze da noite, há wi-fi gratuito e muito espaço para passar um período de estudo rentável. A vantagem é estar rodeado de sítios para enganar o estômago sempre que a matéria começar a ser muita e começar a apertar a fome típica de quem está cheio de livros à frente.
Para chegar é muito fácil: basta apanhar o metro da linha do Oriente (vermelha) e sair na Estação dos Olivais. Através da Carris, as hipóteses são as carreiras 731, 779, 708 e o 759. Para quem vai de carro, o centro comercial tem parque de estacionamento, mas só é gratuito nas duas primeiras horas. 

Espaço 24 Horas

Morada: Av. Rovisco Pais 1, 1049-001 Lisboa
Horário: Aberto todos os dias 24 horas 

É talvez a sala de estudo mais conhecida entre os estudantes de Lisboa. Embora se chame Espaço 24, o local é mais conhecido por “Aquário” devido ao facto de ser uma sala toda envidraçada no pavilhão de Civil do Instituto Superior Técnico. A sala chega a suportar entre 70 a 80 estudantes e tem internet disponível para todos. Qualquer estudante de qualquer universidade poderá usufruir deste espaço, no entanto, segundo alguns dos utilizadores mais frequentes, é preciso ter atenção: por vezes, há bastante burburinho na sala, o que pode dificultar os mais distraídos.

Cantina e Sala 0.6 FCSH 

Morada: Av. de Berna 26 C, 1069-061 Lisboa
Horário: Aberta toda a noite

Se a sala da cantina, na torre principal, estiver pouco preenchida, é para a sala 0.6 que se deve seguir para desfrutar da aventura que é estudar à noite.
Asala da cantina é grande, mas não prima pelas altas temperaturas, enquanto a sala 0.6, que não é enorme, dá para alguns estudarem até às tantas e com um pouco mais de conforto. Abertas durante a noite toda, nestas salas de estudo é possível utilizar wi-fi livre e basta ter cartão de estudante ou saber de cor o número de aluno para poder usufruir do espaço. Segundo os estudantes, como a faculdade fecha depois da meia noite, para conseguirem sair das instalações o melhor é tentar as horas ímpares para apanhar o segurança.

 Arcádia Boa Vista 

Morada: Av. da Boavista, nº 1046 - Porto
Horário: De domingo a quinta, das 8h00 às 23h00; sexta, sábados e vésperas de feriados das 8h00 às 00h00

Estudar rodeado de chocolate pode soar a perdição, mas a verdade é que resulta. Pelo menos, foi o que alguns dos estudantes da cidade do Porto contaram ao i. A chocolataria mais famosa do Porto tem um ambiente tranquilo, é composta por 30 mesas e oferece a atmosfera perfeita para quem gosta de estudar de forma descontraída.  

Shopping Cidade do Porto

Morada: R. de Gonçalo Sampaio 350, 4150-365 Porto
Horário: Todos os dias, das 09h00 às 23h00 

Todos o conhecem, até porque está bem perto de três das maiores faculdades da Universidade do Porto. A zona da restauração do centro comercial situado no Bom Sucesso é um dos sítios prediletos dos estudantes, já que tem wi-fi grátis, é tranquila e está repleta de alternativas para quando chegar a fome. 

PÓlo Zero Clérigos

Morada: Rua São Filipe de Nery, n.º 87, 4050-546 Porto
Horário: Todos os dias, das 10h00 às 00h00

É um espaço relativamente recente e está no coração da cidade do Porto, mesmo colado à mítica Torre dos Clérigos. A ideia é proporcionar a melhor qualidade de estudo possível e apresenta um conjunto de serviços como a possibilidade de reserva de sala própria para reuniões e estudo em grupo, disponibilização de computadores, acesso wireless, serviço de videoprojeção e videoconferência. Existe ainda espaço de refeições com máquinas de vending e micro-ondas. 

E-Learning Café Asprela 

Morada: Polo Universitário
Horário: Das 8h00 até às 2h00. 
A partir das 2h00, só se estiverem mais de dez pessoas 

Foi inaugurado em janeiro de 2008 e desde então é um sucesso. Situado no polo universitário da Asprela, é um local aberto a membros da comunidade académica e antigos estudantes da Universidade do Porto. Há internet grátis, computadores portáteis para requisitar (e que dispõem de software específico para pessoas com deficiência). O espaço garante ainda outras valências como equipamento de projeção, encorajando os estudantes ao desenvolvimento de conteúdos multimédia. Dispõe também de zona de refeições.  

Esplanada Praia da Luz

Morada: Praia da Luz, Avenida do Brasil, Foz, Porto
Horário: Todos os dias, das 9h00 às 2h00
 
A vista não podia ser melhor, mais não seja, inspiração não vai poder faltar. O espaço é grande e não costuma haver muito barulho, pelo menos é o que dizem os estudantes ao i. O menu tem uma oferta variada, da comida mediterrânica à comida italiana, incluindo os mais simples snacks como torradas, croissants ou até mesmo  panquecas. Há wi-fi gratuito, bar completo e nos dias de melhor meteorologia ainda é possível usufruir daquela que muitos consideram “a melhor esplanada da cidade do Porto”. 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×