16/11/18
 
 
PSD recusa acusações de que “destruiu”o BES e o Banif

PSD recusa acusações de que “destruiu”o BES e o Banif

Miguel Silva Jornal i 25/11/2016 18:00

Declarações de Maria Luís Albuquerque esta sexta-feira no Parlamento

A resposta do PSD às acusações de António Costa sobre a banca durante o Governo PSD/CDS não se fez tardar. Maria Luís Albuquerque recusou a ideia de que o anterior Executivo "destruiu" o BES e o Banif.

"O doutor António Costa, numa tentativa de justificar o injustificável comportamento do Governo relativamente à matéria da Caixa Geral de Depósitos acusou o Governo anterior de ter destruído o Banco Espírito Santo, de ter destruído o Banif e que, segundo as palavras do doutor António Costa, só a mudança do Governo impediu que houvesse mais destruição", afirmou a vice-presidente do PSD, esta sexta-feira, no Parlamento.

Para a ex-ministra das Finanças, as afirmações de Costa levam-na a concluir que se este fosse primeiro-ministro em 2014 “teriam sido entregues milhares de milhões de euros de dinheiro dos contribuintes ao doutor Ricardo Salgado para evitar o colapso do BES”.

Maria Luís Albuquerque recordou ainda as declarações do governador do Banco de Portugal. Carlos Costa afirmou ontem “que os problemas que ainda hoje colocam grandes desafios à banca nacional são problemas que tiveram a sua origem antes de 2011 e é ainda o legado desses tempos que pesa na banca nacional". Isto é, são herança do Governo de José Sócrates.

"Isto são as palavras do senhor governador, que a política para o sistema financeiro para a banca durante o período dos anos de ajustamento foi um fracasso, isso é só um sinal de uma grande ignorância ou até de iliteracia", acrescentou a social-democrata.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×