20/11/19
 
 
Até à próxima, superlua

Até à próxima, superlua

Marta F. Reis 15/11/2016 08:28

Foi a maior superlua desde 1948

Fenómeno de ilusão ótica, com a lua 14% maior e 30% mais brilhante do que o habitual, levou dezenas de curiosos ao paredão do Parque das Nações, o local recomendadona capital pelo Observatório Astronómico de Lisboa.

O espetáculo começou à hora marcada (a natureza não perdoa) e quem estava, estava, quem demorou no trânsito ou não saiu a tempo do trabalho perdeu a lua a nascer debaixo dos pilares da Ponte Vasco da Gama, como um “golfinho a sair do rio”, disse ao i Sara, de dez anos. Não faltaram selfies, casais de namorados, famílias, grupos de amigas empoleiradas no pontão e fotógrafos profissionais e amadores – todos a tentar registar o momento da melhor forma possível (e a comentar que as fotos brutais da internet só com objetivas caras ou montagens).

Foi a maior superlua desde 1948, resultado de uma órbita mais próxima da Terra do que a média (356 508,987 km), a coincidir com a fase de lua cheia. Dia 14 de dezembrohá uma nova superlua, menos brilhante. Tão “grande” como a de ontem, só em 2034 

 

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×