02/03/2024
 
 
Investigador garante ter descoberto razão para Van Gogh ter cortado a orelha

Investigador garante ter descoberto razão para Van Gogh ter cortado a orelha

shutterstock Jornal i 02/11/2016 16:28

O que se terá passado na cabeça de Vincent Van Gogh para que decidisse cortar a própria orelha? As teorias são muitas, sendo que a mais conhecida ‘culpa’ uma discussão entre o pintor holandês e o seu colega e amigo francês Paul Gauguin. Mas eis que surgem novas informações.

O investigador Martin Bailey publicou agora aquela que acha ser a verdadeira razão. O seu livro refere que Van Gogh terá cortado a própria orelha quando soube que o seu irmão, e principal financiador, se iria casar.

Para o autor de Studio of the South: Van Gogh in Provence, o pintor holandês ter-se-ia sentido ameaçado pelo matrimónio entre Theo Van Gogh e Johanna Bonger.

Já se sabia que Vincent não teria reagido bem à notícia do casamento do seu irmão, mas até agora pensava-se que o anúncio da boda teria chegado já depois de o pintor ter cortado a orelha com uma lâmina de barbear.

Martin Bailey defende que Vincent teria sabido do acontecimento pessoalmente e não na carta do convite a 23 de Dezembro, data posterior à sua auto-mutilação.

Esta nova tese põe assim em causa que terá sido a famosa discussão entre Van Gogh e Paul Gauguin, o motivo do corte, que coincidência ou não, ocorreu no mesmo dia.

Teorias à parte, certo é que um dos maiores pintores de todos os tempos cortou a sua própria orelha. É certo que de ‘génio e de louco todos temos um pouco’, mas há poucos génios como Van Gogh que não precisava de levar tão à letra a parte do louco.

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline