14/11/18
 
 
5 factores que alteram o seu corpo ao longo dos anos

5 factores que alteram o seu corpo ao longo dos anos

Shutterstock Jornal i 18/10/2016 20:06

Já reparou que, com o passar dos anos, a sua altura parece estar a diminuir? Que a sua cintura já não é o que era?

Existem vários factores que influenciam as mudanças no nosso corpo ao longo dos anos. O site Grandparents.com fez uma lista com esses pontos.

1) Obesidade/Comer demais: “Depois dos 40 anos, muitos factores contribuem para que se coma demasiado. Isto inclui viagens de trabalho e as refeições que se realizam no emprego, altos níveis de stress, jantares sociais e o aumento do consumo de álcool”, explica Pamela Peeke, autora do livro ‘Fight Fat After Forty’.  Por isso, o ideal é começar a adicionar frutas e vegetais à sua dieta e cortar no álcool e nos refrigerantes.

2) Hormonas: “ Ao longo da vida, os homens têm uma maior tendência para acumularem gordura na zona da barriga, enquanto as mulheres têm esse problemas nas coxas e nas nádegas”, explica Peeke. Com a menopausa, os níveis de estrogénio, progesterona e testosterona começam a diminuir na mulher, o que faz com que a gordura começa a ficar acumulada também na barriga. No caso dos homens, a diminuição dos níveis de testosterona também facilitam a acumulação de gordura na zona da barriga.

3) Falta de exercício: “A verdade é que, com o avançar da idade, tornamo-nos mais sedentários, o que significa que comemos mais e ‘queimamos’ menos”, explica Donnica Moore, presidente do Sapphire Women's Health Group. A falta exercício pode ser o resultado de vários factores, como o aparecimento de um problema de saúde ou a entrada na reforma, o que faz com que fiquemos menos activos. Ser menos activo significa ter menos massa muscular, o que irá afectar o metabolismo.

4) Gravidade: “A gravidade não é sua amiga”, resume Moore. Com o avançar da idade, os seios e a barriga começam a descair e a serem “puxados para baixo”. Por isso, é essencial controlar aquilo que come e manter-se activo. Só assim conseguirá ‘fazer frente’ a este problema.

5) Perda de altura: Com a idade, as pessoas tendem a parecer mais pequenas. E não parecem, estão mesmo. Problemas como a osteoporose podem começar a afectar a coluna e os ombros, fazendo com que o corpo comece a ficar mais encurvado. Por isso, é essencial ter atenção às doses de cálcio que consomo. “De uma forma geral, as mulheres perdem entre 2.5 a 7.5 centímetros, enquanto os homens perdem entre 2.5 a 5 centímetros”, explica Moore. A especialista acrescenta que esta perda de altura começa a acelerar a partir dos 70 anos. Para além disso, com a idade temos uma tendência para irmos assumindo uma postura cada vez pior, por isso faça exercício físico e tente andar e sentar-se sempre com as costas direitas.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×