14/11/18
 
 
Rússia acusada de usar programa de "doping" nos Jogos Olímpicos de Sochi

Rússia acusada de usar programa de "doping" nos Jogos Olímpicos de Sochi

Shutterstock Jornal i 18/07/2016 15:00

A Rússia tinha um vasto programa de “doping” estatal que usou nos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, avança o jornal The Guardian citando um relatório da World Anti-Doping Agency (WADA). Várias federações já pedem que a Rússia seja banida de todas as modalidades dos Jogos do Rio.

O documento divulgado esta segunda-feira, 18 de Julho, pela WADA sugere o envolvimento activo do Governo russo para encobrir casos de “doping” de atletas do país.

Esta investigação envolve directamente o ministro do desporto da Rússia, Vitaly Mutko, a este vasto programa de dopagem posto em prática nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, precisamente na cidade russa de Sochi.

De acordo com a comissão independente, liderada pelo canadiano Richard McLaren, Vitaly Mutko “dirigiu, controlou e supervisionou a manipulação” dos exames anti-doping dos atletas da Rússia. O relatório acrescenta ainda que a Rússia tinha um “sistema de dopagem promovido pelo Estado”.

Já em Março, Grigory Rodchenkov, director de um dos maiores laboratórios de de antidopagem da Rússia, tinha denunciado o esquema numa entrevista ao New York Times. Rodchenkov alega que 15 medalhados russos, incluindo quatro de ouro, tinham tomado doping nos Jogos de 2014.

De acordo com a revista brasileira Veja, no fim-de-semana passado, foi divulgada uma carta que deveria ser publicada apenas nesta segunda-feira, assinada pelas federações dos Estados Unidos da América e do Canadá, pedindo o apoio de outras federações para pressionar o Comité Olímpico Internacional a banir a Rússia de todas as modalidades do Rio-2016.

Este pedido das federações norte-americana e canadiana foi alvo de controvérsia já que foi divulgada antes dos resultados da investigação da WADA.

Estas acusações surgem a apenas duas semanas do início das Olimpíadas do Rio.

 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×