23/9/18
 
 
Há uma ninhada inédita de linces ibéricos em Mértola

Há uma ninhada inédita de linces ibéricos em Mértola

Mariana Madrinha 09/06/2016 13:37

Afinal são quatro – e não três, como se tinha pensado inicialmente – as crias de  Lagunilla, a fêmea de lince ibérico  libertada a 11 de maio de 2015 na Herdade das Romeiras, em Mértola.

Há um mês, o projeto a cargo da recuperação da espécie tinha revelado as primeiras imagens das crias, que terão nascido entre 2 e 8 de março. Lagunilla é a segunda fêmea a reproduzir-se na natureza em território português, tendo os primeiros bebés nascido da fêmea Jacarandá.

Segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, “as ninhadas de quatro exemplares não são muito comuns, nem a sobrevivência de todas as crias ao final do terceiro mês de vida”. Os animais surgiram esta semana todos “juntos pela primeira vez, a cerca de 500 metros do local onde foram detetados anteriormente”. 

No mesmo comunicado, o ICNF explica que as crias aparentam uma “boa condição física”. Para os técnicos este “é um excelente indicador de condições favoráveis à estabilização de uma população futura de Lince do local escolhido para a reintrodução, nomeadamente pela disponibilidade de coelho bravo”.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×