25/5/20
 
 
Mário Centeno: Despesa pública "está bastante abaixo daquilo que está previsto"

Mário Centeno: Despesa pública "está bastante abaixo daquilo que está previsto"

João d’Espiney 30/05/2016 19:17

"Estamos no bom caminho", afirmou o ministro das Finanças esta segunda-feira.

A despesa pública "está bastante abaixo daquilo que está previsto para o conjunto do ano" e os indicadores económicos relativos a abril e a maio mostram que "estamos no bom caminho", afirmou esta segunda-feira o ministro das Finanças.

Mário Centeno, que falava no âmbito de uma conferência organizada pela UGT, destacou o facto de o saldo primário das contas públicas atingir em Abril "mais de 35% do objetivo anual", quando no ano passado, por esta altura, o anterior Governo tinha assegurado apenas "28% desse objetivo".

O ministro admitiu, no entanto, que Portugal enfrenta "algumas dimensões adversas" que considerou "cíclicas". 

Centeno defendeu por isso a necessidade de “avançar de forma controlada” nas políticas públicas, para “garantir estabilidade” e mitigar os riscos para a economia portuguesa, como a incerteza internacional ou a “indefinição política”.

“Os cenários macroeconómicos, pela sua natureza, encerram riscos. A começar pela incerteza que paira na economia mundial. Seja por abrandamentos, recessões ou vulnerabilidades em algumas economias, seja por questões de indefinição política: tudo isto pode revelar-se prejudicial ao crescimento português”, afirmou, lembrando que a meta de crescimento económico deste ano (1,8%) está assente na procura externa, que depende da retoma do investimento.

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×