20/5/19
 
 
Top Secret. Espião português detido em Roma

Top Secret. Espião português detido em Roma

Pedro Rainho 23/05/2016 18:31

As autoridades italianas detiveram um espião português suspeito de passar informações sensíveis à Rússia. 

O homem foi detido ontem em Roma, juntamente com outro suspeito, depois de o próprio “chefe das secretas” ter participado ao Ministério Público as suspeitas de violação do segredo de Estado.

Os inspetores da Unidade Nacional de Contra Terrorismo da Polícia Judiciária viajaram até à capital italiana para acompanhar de perto o desfecho da operação. Ontem, a Policia de Stato italiana deteve dois homens e vários elementos “com relevante valor probatório” de que estariam a cometer crimes contra o Estado português. As detenções aconteceram no âmbito dos mandados de detenção europeus emitidos pelas autoridades portuguesas.

São suspeitos espionagem, corrupção e violação de segredo de Estado por, alegadamente, venderem aos serviços de informação russos dados sensíveis sobre Portugal. Um dos detidos é, segundo o “DN” um veterano dos Serviços de Informação e Segurança. As informações sobre o segundo detido são ainda escassas, mas o homem deveria ser o destinatário das informações vendidas pelo espião português e devia integrar os serviços de informação russos.

Os homens já foram presentes a juiz em Itália e vão agora aguardar em prisão preventiva por uma decisão quanto a um pedido de extradição apresentado pelo Estado português, para que possam ser julgados em Lisboa. “As detenções resultaram de uma estreita cooperação entre as autoridades portuguesas e italianas, sendo, igualmente, de salientar a intervenção da Eurojust”, destaca a Procuradoria-geral da República.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×