28/5/20
 
 
Segurança Social engana-se e paga abonos de famílias a mais

Segurança Social engana-se e paga abonos de famílias a mais

Sónia Peres Pinto 15/04/2016 19:03

Acertos estão a ser feitos no mês abril.

Cerca de 39 mil crianças, ou seja, cerca de 4% do total dos beneficiários do abono de famíla, receberam no mês de março um valor superior ao que tinham direito a título desta prestação social. Este acerto está a ser feito no pagamento referente ao mês de abril, revela o Instituto de Segurança Social (ISS), em comunicado.

Segundo o ISS, este universo de beneficiários está já a ser notificado por e-mail ou carta.

Esta é a primeira vez que a Segurança Social comunica pró-activamene um erro de processamento. O objectivo é o de as famílias poderem saber com que rendimentos podem contar. “Por forma a garantir aos beneficiários do Abono de Família uma previsibilidade dos seus rendimentos, o Instituto da Segurança Social, I.P. informa que detectou um erro informático no pagamento desta prestação no mês de Março”, avança o comunicado divulgado esta sexta-feira.

O ISS aproveita para lembrar que na generalidade das situações, as variações que estão a verificar-se no valor do abono de família resultam dos aumentos decididos pelo actual governo e que implicaram o pagamento de retroactivos no mês de Março referentes ao mês de Fevereiro.

De acordo com a legislação em vigor, os montantes atribuídos no 1º, 2º e 3º escalões do abono de família, foram actualizados em 3,5%, 2,5% e 2%, respectivamente. No caso das famílias monoparentais o benefício adicional no abono foi actualizado de 20% para 35%. Em ambos os casos, as actualizações aplicam-se a partir da prestação referente a Fevereiro.

 

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×