21/9/18
 
 
Peixe em Lisboa. O ano do carapau
Duarte Calvão trocou o jornalismo pela organização do Peixe em Lisboa

Peixe em Lisboa. O ano do carapau

Duarte Calvão trocou o jornalismo pela organização do Peixe em Lisboa Diana Tinoco Raquel Carrilho 07/04/2016 16:39

A nona edição do festival regressa hoje ao Terreiro do Paço e com ela uma seleção de chefes nacionais e internacionais e as melhores receitas com o peixe da nossa costa. Sobretudo o carapau, produto em destaque

Lisboa é a única capital atlântica da Europa. E Portugal é o terceiro país, do mundo, mais consumidor de peixe, antecedido apenas pela Islândia e pelo Japão. Ter um festival que homenageasse o peixe era uma conclusão óbvia. Foi este o raciocínio que esteve por detrás do lançamento do Peixe em Lisboa, cuja nona edição arranca hoje e ocupa o Pátio da Galé, no Terreiro do Paço, Lisboa, até dia 17.

Foi em 2007 que o Turismo de Lisboa, após analisar inquéritos realizados pelo Observatório de Turismo, concluiu que, cada vez mais, os turistas sublinhavam a importância da gastronomia nas suas viagens a Lisboa. “Era importante criar um festival que incentivasse a gastronomia da cidade e os seus restaurantes, mas que o fizesse num formato inovador. Já havia, noutras zonas do país e do mundo, festivais que, ou eram muito voltados para os profissionais, ou eram apenas uma apresentação de restaurantes ou tasquinhas. Aqui, quisemos juntar tudo isto em torno de um produto, até porque, quando começámos, não tínhamos propriamente muitos chefes portugueses reconhecidos internacionalmente, mas tínhamos produtos que todos os chefes do mundo reconheciam como de excelência, como é o caso do peixe”, explicou ao i Duarte Calvão, coordenador do projeto Gastronomia da Associação de Turismo de Lisboa e presidente do Peixe em Lisboa. O ex-jornalista assinou durante dez anos, entre 1999 e 2009, uma página diária de gastronomia e boa vida no “Diário de Notícias”. Em 2009 entregou a carteira profissional para se dedicar à organização do Peixe em Lisboa, fazendo, ainda assim, o gosto ao dedo através do blogue Mesa Marcada.

Nesta edição, que espera receber ainda mais do que as 25 mil pessoas do ano passado, a primeira novidade, segundo Duarte Calvão, é estrutural: pela primeira vez a entrada para o Peixe em Lisboa passa a ser feita através do Terreiro do Paço e não da rua do Arsenal, uma decisão que reflete a consciência de que há cada vez mais turistas a passarem por esta praça. De resto, em equipa vencedora não se mexe, por isso, no essencial, “a fórmula replica-se”. Assim, voltam a ser dez os chefes/restaurantes residentes - Bertílio Gomes (do Chapitô à Mesa), Ibo, Pascal Meynard (do Ritz Four Seasons, Arola e Midori by Penha Longa Resort, José Avillez, Kiko Martins, Justa Nobre (do Nobre e Nobre Estoril), Taberna da Rua das Flores, Vítor Sobral (da Tasca da Esquina e Peixaria da Esquina) e Ribamar, o único presente desde a primeira edição. É esta a âncora do Peixe em Lisboa porque, como afiança Duarte Calvão, a maior parte dos visitantes “vem para comer”.

Ainda assim, “há cada vez mais pessoas que também se sentem curiosas para ver as sessões de showcooking”. Por isso, ao longo dos dez dias, será possível ver em ação, no palco do auditório, chefes estrangeiros como Elena Arzak (San Sebastian), Pino Cuttaia (Sicília), Diego Gallegos (Málaga), e os portugueses Nuno Mendes, Rui Silvestre, Tiago Feio, Tomoaki Kanazawa, Henrique Sá Pessoa e Alexandre Silva. Além destes, no dia 12, os chefes Miguel Castro e Silva, Marlene Vieira e Paulo Morais apresentam as suas propostas com carapau, o peixe em destaque nesta edição do festival. “Nos últimos anos definimos que era importante que estivéssemos atentos ao que se passa na nossa costa. Temos três espécies muito abundantes - sardinha, cavala e carapau - mas durante anos não as vimos com bons olhos. Entretanto tivemos de reduzir a quota da sardinha para preservar a espécie e isso tem ajudado ao renascimento da cavala. Agora falta o carapau e nós queremos ajudar”, remata Duarte Calvão.

raquel.carrilho@ionline.pt

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×