24/06/2022
 
 
IndieLisboa com cinema português e RoboCop

IndieLisboa com cinema português e RoboCop

Facebook do IndieLisboa Cláudia Sobral 22/03/2016 16:43

Divulgada a programação desta edição do festival de cinema independente de Lisboa.

O IndieLisboa está quase aí com uma programação cheia de cinema português. São 40 filmes nacionais na edição deste ano do festival de cinema independente de Lisboa, que decorre de 20 de abril a 1 de maio na Culturgest, Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa e Cinema Ideal, e cuja programação foi esta terça-feira anunciada.

Entre os 289 filmes programados, haverá uma retrospetiva de Paul Verhoeven, com a exibição de um dos seus maiores sucessos, “RoboCop”, que será projectado no auditório do Liceu Camões, já a 9 de abril, às 21h30, e o regresso de vários cineastas, anunciou a organização em conferência de imprensa.

O realizador norte-americano Whit Stillman e a cineasta francesa Mia Hansen-Love terão um papel de destaque, com a abertura e o fecho do festival. Será o próprio Stillman a apresentar o seu filme “Love & Friendship”, baseado numa história de Jane Austen, no primeiro dia do festival, que termina com “L’avenir”, que valeu este ano a Mia Hansen-Love o prémio de melhor realização em Berlim.

Nas sessões especiais, estreiam os filmes “O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu”, de João Botelho, “A Vossa Terra”, de João Mário Grilo (sobre a figura e pensamento de Gonçalo Ribeiro Telles) e “A Ilha dos Ausentes”, de José Vieira (um filme-ensaio sobre a emigração portuguesa em França).

Entre as novidades desta edição, a 23 de abril, no Cinema Ideal, uma maratona pela noite dentro com filmes da secção Boca do Inferno, com obras de realizadores que “não tiveram medo de avançar por territórios não explorados”

Destaque ainda para um filme-concerto o “Rondó da Carpideira”, em colaboração com Os Dias da Música do CCB, em homenagem ao trabalho de Michel Giacometti com base nas suas recolhas etnomusicais em Portugal, numa programação que só fica completa com as festas. Também a 9 de abril há concerto de Pega Monstro para ver nas catacumbas do Liceu Camões, no que será o primeiro evento IndiebyNight desta edição.

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline