24/10/21
 
 
Projeto Nova Vida: Junta de Arroios sinaliza 39 sem-abrigo

Projeto Nova Vida: Junta de Arroios sinaliza 39 sem-abrigo

Marta Cerqueira 22/03/2016 12:14

A maioria é do sexo masculino e tem entre 40 e 50 anos

Desde outubro de 2014 que todas as quintas-feiras à noite, uma equipa técnica de Arroios percorre as ruas da freguesia para sinalizar sem-abrigo e prestar apoio no âmbito do projeto Nova Vida.

Das 48 saídas realizadas, entre 2014 e 2015, foram sinalizados 39 utentes, a maioria do sexo masculino e entre os 40-50 anos. Depois de perceber quem eram as pessoas, a equipa passou para a fase de encaminhamento para instituições parceiras, que dão apoio a nível alimentar, de saúde, ou mesmo de alojamento.

Como marca diferenciadora das outras equipas que diariamente prestam ajuda com entrega de comida e agasalhos, os responsáveis por este projeto focam-se no contacto direto com os utentes, tentando perceber quais as suas preocupações e necessidades. “Este contacto potencia uma relação de confiança entre técnico e utente que facilita a intervenção”, garante a equipa, em comunicado enviado ao i.

Além do contacto direto com a comunidade sem-abrigo, a junta de freguesia tem apostado igualmente na sensibilização de quem vive e trabalha em Arroios, de modo a que sejam uma ajuda na hora de encaminhar os utentes sinalizados. Segundo a última contagem feita pela freguesia, e a que o i teve acesso, existem 32 pessoas a viver nas ruas de Arroios, número que deve ser actualizado brevemente.

Ler Mais


Especiais em Destaque

×

Pesquise no i

×