16/9/19
 
 

OE 2016. O homem-caranguejola que mais vai pagar

18/03/2016 11:41

À direita usa-se o termo “geringonça” para descrever o governo apoiado pelas esquerdas que aprovaram esta quarta-feira o Orçamento do Estado para 2016. À esquerda, Carlos César inaugurou no debate do Orçamento a palavra “caranguejola” para descrever a direita. Mas terminologias à parte, quem vai afinal poupar mais com o documento que deve entrar em vigor no dia 1 de abril? E quem vai sair mais penalizado?


Automobilista
Se está a pensar comprar carro novo, vai pagar mais impostos. O agravamento do imposto sobre veículos é de 3% na componente cilindrada e entre 10% e 20% na componente ambiental. Quanto mais poluente, mais paga. Mas mesmo que não compre um automóvel, continua a ser mau negócio não preferir os transportes públicos. É que o imposto sobre produtos petrolíferos já subiu seis cêntimos por litro, segundo uma portaria que entrou em vigor logo no início de fevereiro, ainda antes da aprovação do Orçamento.

Fumador
Se comprava tabaco de enrolar por ser mais barato, essa pode ter deixado de ser uma solução tão económica. O tabaco de enrolar vai subir 40 a 60 cêntimos por 10 gramas (que dão para uns 20 cigarros). Num maço, o aumento pode variar entre os 10 e os 20 cêntimos.

Apreciador de cerveja
O hábito da imperial ao final da tarde ficou mais caro. O Orçamento aumenta o imposto sobre a cerveja e as bebidas espirituosas em 3%.

Dono de um espaço comercial
Ao contrário do que o governo de Passos e Portas tinha previsto, o IRC não vai baixar. Por isso, quem tem uma empresa vai continuar a pagar os 21% de imposto e também não vai beneficiar da descida de TSU que estava prevista no programa do PS, mas que foi travada por BE e PCP. Se tiver um prédio urbano comercial ou de serviços, vai pagar mais 2,25% de IMI. Se o espaço comercial for um restaurante, a boa notícia é que o IVA da restauração passa para os 13% na comida, mas mantém-se nos 23% nas bebidas, pelo que a descida não é tão significativa como muitos operadores do setor gostariam.
 

Véja o que vai poupar o homem-geringonça que mais vai poupar
Orçamento do Estado é o melhor desde 2010, dizem economistas
Quanto vai poder poupar por cada filho?

 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×