28/1/21
 
 
Paraísos fiscais somam 7 biliões

Paraísos fiscais somam 7 biliões

Shutterstock Jornal i 21/01/2016 12:04

O dinheiro nos paraísos fiscais continua a aumentar e já ultrapassa a soma dos produtos internos brutos do Reino Unido e da Alemanha juntos. O valor já ultrapassa os 7,6 triliões de dólares, (cerca de 7 biliões de euros) que não são taxados nos diversos países, revelam os dados do último relatório da Oxfam.

As empresas não ficam alheias a esta realidade. E os números revelados pela organização não governamental (ONG) falam por si: nove em cada dez das grandes empresas analisadas - foram mais de 200 - têm presença em pelo menos um paraíso fiscal.

No entanto, através dos dados disponibilizados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), a Oxfam garante que esta tendência não se aplica apenas aos países mais ricos, já que os mais pobres acabam também por enviar dinheiro para os paraísos fiscais, fugindo assim a determinadas responsabilidades para com o Estado. Feitas as contas, 34% do dinheiro desviado para paraísos fiscais vêm da Europa e 15,8 % vêm dos Estados Unidos da América.

Perante estes números, a ONG pediu aos economistas reunidos no fórum de Davos para discutirem o assunto e “se comprometerem a desenvolver uma estratégia mais eficaz para acabar tanto com os paraísos fiscais como com outros regimes causadores de danos”.

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×