19/9/21
 
 
Cavaco mantém tradição de Natal ‘independentemente do Governo em funções’

Cavaco mantém tradição de Natal ‘independentemente do Governo em funções’

AP Photo Margarida Davim 23/12/2015 15:55

Até na troca de oficial de cumprimentos de Natal entre Presidente e Governo se notou o clima politicamente tenso que se vive no país desde as eleições de 4 de outubro.

António Costa felicitou Cavaco Silva por ir ficar em breve “liberto de funções oficiais” numa alusão ao mandato que terminará em Março, altura em que o novo Presidente da República tomará posse.

“É uma grande honra que este primeiro Natal passado em funções seja passado na sua Presidência”, declarou Costa, com votos natalícios, que Cavaco agradeceu e retribuiu.

“Esta é a décima sessão de troca de cumprimentos que tem lugar sob os meus mandatos”, recordou o Presidente, afirmando que fez sempre questão de manter esta tradição.

“Decidi mantê-la independentemente do Governo em funções”, afirmou, com uma alusão ao facto de este ato se inserir “nas tradições próprias do Natal”, que cumprem “os valores da paz, da harmonia, da concórdia e da solidariedade”.

Cavaco lembrou mesmo que este espírito se deve manter na boa relação entre instituições, sem que isso ponha em causa a separação de poderes.

Mas os votos típicos da quadra não fazem Cavaco esquecer as dificuldades que Costa deverá ter pela frente.

“O ano de 2016 vai ser certamente um ano de desafios complexos e exigentes para quem tem responsabilidades de governo”, afirmou o Presidente que ainda ontem alertou para os perigos de uma governação “ideológica”.

"Observando a zona euro, verificamos que a governação ideológica pode durar algum tempo, faz os seus estragos na economia, deixa faturas por pagar, mas acaba sempre por ser derrotada pela realidade", disse o chefe de Estado durante uma intervenção no encerramento do Conselho da Diáspora, no Palácio da Cidadela, em Cascais.

Apesar dos reparos, a tradição cumpriu-se e Cavaco e Costa posaram para uma tradicional foto natalícia.

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×