23/9/21
 
 
Sporting. Uma cambalhota e depois até faz o pino

Sporting. Uma cambalhota e depois até faz o pino

Global Imagens Rui Miguel Tovar 10/12/2015 22:43

David Prowse. Quem? O inglês é o Darth Vader na trilogia clássica da Guerra das Estrelas.Eleito por George Lucas pelo seu arcaboiço (2 metros certinhos de altura e 118 pesadinhos quilos), anda para ali de um lado para o outro vestido de preto, com uma capa de super-herói.

A cabeça está metida naquele capacete. Preto, claro. e a voz? Uiii, a voz.
Pois, a voz. Não é a dele. É a do actor norte-americano James Earl Jones. Okay, será ele mais pesado que Prowse. Falta-lhe é altura e isso é imperdoável. Por isso, Prowse avança para as filmagens, enquanto Earl Jones dobra-o na cabine de som. Diz Prowse, a rir-se. “Só tomei conhecimento desta alteração na ante-estreia do filme”, o primeiro da sequela. Jorge Jesus é assim a puxar prò George Lucas.
Começa a Liga Europa com os suplentes, a perder 3-1 em casa com o Lokomotiv Moscovo.Continua assim em Istambul, no 1-1 vs. Besiktas. Mantém-se fiel aos seus ideais na goleada (5-1) ao Skënderbeu e até no desastroso 3-0 em Elbasani, na Albânia. Sugestão de guião: até aqui, oSporting é Prowse. O nome dá estatuto, os suplentes nem tanto. A partir daí, oSporting ganha voz. É oEarl Jones em potência. Intimida qualquer um, é o Darth Vader. Cuidado com ele.
O Lokomotiv apanha 4-2 em Moscovo no jogo das cuecas (três dos golos do leão é com a bola por baixo das pernas do guarda-redes e o outro é um pormenor delicioso de Ruiz). Vem aí o Besiktas e é preciso ganhar. Ou então empatar – para tal, só serve uma derrota do Lokomotiv na Albânia.

radar Jesus aposta no onze do campeonato, com Patrício; João Pereira, Naldo, Paulo Oliveira e Jefferson; William; João Mário,Adrien e Bryan Ruiz; Montero e Slimani. No outro lado, é Quaresma e mais dez. Qual será o resultado?
O Sporting dá o pontapé de saída e não sai da cepa torta. A pressão alta do Besiktas atrapalha e de que maneira. Basta ver os lances de perigo do Sporting. Silêncio. Silêncio grande. Silêncio enorme. Não há oportunidades. Pura e simplesmente. Já o Besiktas dá o corpo ao manifesto e trabalha para o golo.
Aos 14’, um centro bem medido de Quaresma apanha Gómez isolado. O alemão domina mal e a defesa afasta de pronto, directamente para as couves. Aos 32’, William perde uma bola em zona proibida e o artista número 10 (Olcan) atira forte, ao lado.Em cima do intervalo, Rui Patrício tem uma daquelas distracções. Alvalade cala-se e Gómez desaproveita.

zoom A segunda parte começa com oSporting mais aberto nas alas, com a entrada de Gelson para o lugar do amorfo Montero (tanto é capaz de um show, e o de Moscovo é o mais recente, como desaperece em combate).
A substituição em si não liberta oSporting das amarras.Continua a ser Prowse. tanto assim é que o Besiktas manda no meio-campo contrário e o perigo ronda a área leonina aos 51’, num cabeceamento de Rodolpho por cima. Sete minutos depois, João Pereira tenta fintar antes do meio-campo. Erro crasso. A bola é-lhe tirada dos pés com souplesse e endossada de imediato para a esquerda, onde Quaresma faz uma trivela para o segundo poste. O alemão Gómez entra de rompante e encosta com o pé direito. Rui Patrício ainda faz a mancha como um guarda-redes de nadebol. Nada feito. E agora, ò Sporting? É ir para cima deles. E de que maneira.

mais Sai Adrien, entra Téo. Agora sim, oSporting tem os três goleadores do Mundial-2014 em campo e isso, como bem se sabe, funciona. Basta ver o 3-0 na Luz, à base do um-do-li-tá entre Téo, Ruiz e Slimani. Desta vez, inverte-se a ordem.
Aos 58’,Jefferson combina com Ruiz e o costa-riquenho isola Slimani. O marroquino domina e aproveita a indecisão de Tolga para empatar. Alvalade entra mem polvorosa. Agora já o Earl Jones a entrar em acção. Ruiz força os reflexos de Toga aos 71’ e marca o 2-1 aos 73’, após insistência de João Mário. A loucura apodera-se do estádio, com 28 mil adeptos.Sai então o 3-1, por Téo, numa jogada em que parte os rins a um defesa antes de concluir com muito querer e alguma força. OSporting avança. A Força está com ele.

rui.tovar@ionline.pt

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×