16/9/19
 
 
FCPorto. A derrota, os penáltis e os imprescindíveis que não o são
Foi um trambolhão deste tamanho na Champions, parece dizer Lopetegui. É o Tondela a pagar a factura?

FCPorto. A derrota, os penáltis e os imprescindíveis que não o são

Foi um trambolhão deste tamanho na Champions, parece dizer Lopetegui. É o Tondela a pagar a factura? José Coelho/Lusa Pedro Miguel Neves 28/11/2015 19:32

Lopetegui ironiza e diz que dragões são a única equipa europeia sem um penálti a favor esta época. FCP defronta hoje o Tondela, último classificado, em jogo da 11.ª jornada. Sporting e Benfica só entram em campo na segunda-feira.

O pós-Champions foi uma dura ressaca para o FCPorto. De quase apurado, o clube passou a precisar de ganhar ao Chelsea em Stamford Bridge para chegar aos oitavos. Já concentrado na Liga, Julen Lopetegui endureceu o discurso, comentou as críticas dos adeptos, avisou que não há imprescindíveis e deixou de fora dos convocados o jogador mais caro do plantel. A mensagem que quer transmitir, para dentro e para fora, é clara. Contra oTondela esta noite não há alternativa que não seja regressar às vitórias e conquistar os três pontos.

“Só nós é que ainda não tínhamos perdido na Europa e eu não gosto quando a minha equipa perde. Perdemos um jogo [vs. Dínamo Kiev] em 18, podíamos não ter perdido. Mas o público é sempre soberano. Muitos adeptos ficariam felizes por perder um jogo em 18. Vamos tentar perder um em 50”, disse o treinador portista – apenas uma correcção: o FC Porto tem 16 jogos disputados esta temporada, e não 18.

A conversa desviou-se depois para as grandes penalidades. Em 16 jogos, zero favoráveis aos dragões. “Somos a única equipa da Europa sem penáltis a favor. É um facto. E ninguém aqui sabe quem é o nosso especialista a marcar penáltis.” “É curioso”, comenta Lopetegui. “Não vou dizer mais nada. Ninguém sabe porquê. Estamos quase em Dezembro, não sei porquê.”

Imbula e Corona afastados A derrota com o Dínamo Kiev na terça-feira fez mossa. Imbula – médio que custou 20 milhões e ainda não se conseguiu impor na equipa portista – e Jesús Corona não foram convocados para o Tondela. Maicon regressa após lesão e Varela substitui o mexicano nas opções.

A convocatória só foi divulgada depois da antevisão de Lopetegui. Por isso o técnico espanhol não teve de explicar as saídas de Imbula e Corona, mas foi questionado sobre a opção de só fazer alinhar André André (suplente utilizado) e Maxi (titular) durante 45 minutos no decisivo jogo da Champions que terminou em derrota: “Estão a jogar com regularidade, são dois jogadores novos, entre muitos outros numa equipa nova em relação à última época, e estamos encantados porque entraram muito bem na equipa, fazem o que lhes pedimos e tratam de ajudar. Se são imprescindíveis? Não. Não há ninguém imprescindível no futebol, seja em que posição for.”

O FC Porto tem hoje pela frente o Tondela, último classificado da Liga. A formação de Rui Bento conta nove derrotas em 12 jogos (dois empates e apenas uma vitória) e terá de melhorar muito para bater o pé ao dragão. Seja como for, Lopetegui não confia em facilidades. “Temos argumentos, mas temos de o demonstrar frente a uma boa equipa, que criou dificuldades ao Sporting, perdendo só no último minuto.” A estreia do Tondela na Liga foi positiva, com uma exibição agradável frente ao Sporting, apesar da derrota. Mas a recente recepção ao Benfica saldou-se numa goleada por 4-0. Seria um erro grave o FCP perder pontos nesta 11.a jornada. Até porque depois se segue a deslocação à Madeira (para defrontar o União, jogo em atraso da ronda 9), local onde os nortenhos não vencem há sete jogos; a última vitória foi em Maio de 2013.

Atenções em Alvalade e Pedreira Os grandes de Lisboa só entram em campo na segunda-feira. OSporting, líder do campeonato, recebe o Belenenses. A equipa está motivada pela exibição de carácter e bom futebol em Moscovo, onde bateu o Lokomotiv por 4-2. Jesus utilizou alguns dos habituais titulares e espera que o cansaço não prejudique os seus atletas – os azuis do Restelo também jogaram para a Liga Europa, mas não tiveram uma longa viagem pelo meio.

Esta época os leões só perderam pontos em casa com o Paços, na 2.a jornada. Desde então, apenas vitórias. É um registo que JJ procurará manter.

O Benfica enfrenta uma difícil deslocação à Pedreira. As equipas, que garantiram o apuramento nas competições da UEFA a meio da semana, estão em luta acesa pelo terceiro lugar. OSp. Braga de Paulo Fonseca tem mais dois pontos que as águias (menos um jogo) e procura manter-se no pódio. OBenfica de Rui Vitória entrará em campo a saber o resultado dos rivais na luta pelo título, mas com a certeza de que não poderá escorregar no Minho – ainda por cima com duas baixas de vulto,Luisão e Samaris.

Tondela-FC Porto, 20h45, Sport TV1

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×