29/3/20
 
 
Cavaco indica Costa primeiro-ministro
Costa saiu de Belém indigitado primeiro-ministro

Cavaco indica Costa primeiro-ministro

Costa saiu de Belém indigitado primeiro-ministro ANDRE KOSTERS / LUSA Rita Tavares 24/11/2015 10:40

O Presidente da República indicou António Costa primeiro-ministro, depois de uma hora de reunião com o líder do PS no Palácio de Belém. Cavaco conclui que "não corresponderia ao interesse nacional" manter o governo de Passos em gestão.

Numa nota divulgada depois da saída do socialista de Belém, a Presidência informa que o Presidente “indicou o secretário-geral do PS para primeiro-ministro”. No mesmo texto, a Presidência afirma que manter o actual governo em gestão “não corresponderia ao interesse nacional”, uma conclusão retirada depois das “informações recolhidas com os parceiros sociais e instituições e personalidades da sociedade civil” na ronda de audiência que Cavaco Silva levou a cabo nas últimas duas semanas.

Sobre as respostas enviadas pelo secretário-geral do PS ao pedido de clarificação que Cavaco fez na segunda-feira, o comunicado de Belém é lacónico: “O Presidente da República tomou devida nota da resposta do secretário-geral do PS às dúvidas suscitadas pelos documentos subscritos com o BE, o PCP e o PEV quanto à estabilidade e durabilidade de um governo minoritário do PS, no horizonte temporal da legislatura”. Esta resposta não foi conhecida publicamente e dela apenas se sabe, através de fontes socialistas, que é composta quase na totalidade por referências e citações do programa do PS.

Cumprindo o formalismo, o Presidente indigita António Costa primeiro-ministro, na último linha do texto: “Assim, o Presidente da República decidiu, ouvidos os partidos políticos com representação parlamentar, indicar o dr. António Costa para primeiro-ministro”.

O próximo passo é a apresentação do elenco governativo pelo líder do PS, que terá de ser aprovado pelo chefe de Estado.

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×