1/12/20
 
 
Presidente chama Costa a Belém outra vez

Presidente chama Costa a Belém outra vez

Manuel de Almeida/Lusa Rita Tavares 23/11/2015 22:26

Depois de receber a carta com as clarificações pedidas a António Costa, Cavaco Silva chama novamente o líder do PS a Belém. A reunião acontece esta terça-feira às onze da manhã. PS respondeu a dúvidas de Cavaco com citações do programa de governo do PS.

O Presidente da República divulgou na noite de segunda-feira uma adenda à sua agenda para terça-feira para incluir uma nova audiência com o líder do PS António Costa. Segunda-feira, Cavaco Silva tinha chamado o socialista logo pela manhã, para o encarregar a "desenvolver esforços tendo em vista apresentar uma solução governativa, estável, duradoura e credível". Mas não sem antes exigir clarificações sobre o entendimento à esquerda, a que Costa respondeu ao fim do dia.

O PS, disse ao i fonte da direcção, sustentou as garantias enviadas por carta assinada pelo secretário geral do PS "quase" na totalidade "com citações e referências ao programa de governo do PS". Cavaco tinha pedido uma "clarificação formal de questões que, estando omissas nos documentos, distintos e assimétricos, subscritos entre o Partido Socialista, o Bloco de Esquerda, o Partido Comunista Português e o Partido Ecologista "Os Verdes", suscitam dúvidas quanto à estabilidade e à durabilidade de um governo minoritário do Partido Socialista, no horizonte temporal de uma legislatura".

A carta de resposta foi enviada ao fim da tarde e analisada de seguida pelo Presidente da República. Foi na sequência disso, que Cavaco Silva voltou a chamar António Costa a Belém. O passo seguinte pode ser o da indigitação do líder do PS como primeiro-ministro.

 

Ler Mais


Especiais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×