17/9/19
 
 
Surf. Bruce Irons é a surpresa para o Pipe Masters

Surf. Bruce Irons é a surpresa para o Pipe Masters

Pedro Miguel Neves 23/11/2015 19:14

Surfista vai competir em honra do irmão Andy, nome mítico da modalidade, falecido em 2010.

A World Surf League anunciou esta segunda-feira que Bruce Irons irá competir no Pipe Masters, Havai, na última prova da temporada 2015. "É uma honra muito grande ter a oportunidade de competir no Pipe Masters em memória do meu irmão", confessou o surfista havaiano.

Embora Andy tenha ficado para a história como uma das maiores lendas da modalidade, Bruce também é um virtuoso. Venceu o Pipe Masters em 2001 e fez parte, durante vários anos, da elite do surf mundial. Na adolescência Bruce costumava vencer o irmão mais velho, mas com a entrada de ambos no circuito profissional tudo mudou. Andy tornou-se um dos mais temidos rivais para Kelly Slater, vencendo três vezes o título mundial (2002, 2003 e 2004) e a Triple Crown em quatro ocasiões.

Andy Irons foi encontrado morto num quarto de hotel em Novembro de 2010, quando tinha apenas 32 anos, devido a um ataque cardíaco relacionado com o consumo de drogas. O mundo do surf ficou chocado ao perder prematuramente uma das suas maiores referências e até hoje o seu nome é constantemente relembrado pelos atletas do circuito mundial.

Com Freddy Patacchia e Matt Banting de fora do Pipe Masters, a World Surf League (WSL) decidiu atribuir uma das vagas a Bruce Irons, cinco anos depois da morte do seu irmão. "Ele sempre se destacou em Pipeline e continua a ser um dos melhores do mundo lá, quando as condições ficam difíceis . A WSL está em condições de atribuir um dos lugares para substitutos ao Bruce e sentimos que ele é seguramente um candidato de valor tendo em conta a forma em que se encontra, explicou Kieren Perrow, comissário da WSL.

A última etapa do circuito é encarada com enorme expectativa, pois há ainda seis surfistas com hipótese de vencer o título mundial: Mick Fanning (AUS), Filipe Toledo (BRA), Adriano de Souza (BRA), Gabriel Medina (BRA), Owen Wright (AUS) e Julian Wilson (AUS). O Pipe Masters realiza-se de 8 a 20 de Dezembro, no Havai.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×