18/11/18
 
 
Açores| A Ilha Azul

Açores| A Ilha Azul

19/11/2015 16:43

Durante nove meses serpentearão por todas as ilhas do arquipélago, da maior para a mais pequena, em ventos que sopram de Leste para Oeste.

A bonita Ilha do Faial situa-se no grupo central do fantástico Arquipélago dos Açores, em pleno Oceano Atlântico, separada pela vizinha Ilha do Pico pelo Canal do Faial, um estreito braço de mar com cerca de 8 km de largura. Localmente conhecida por ilha Azul, designação que foi popularizada a partir da descrição de Raul Brandão em Ilhas Desconhecidas.

A Ilha ocupa uma área de cerca de 172 km2, com 21km de comprimento e uma largura máxima de 14km, encantando pela sua paz de espírito, pela grande beleza natural, pelo património de grande valor e pelas tradições que sabiamente se perpetuam. 
A paisagem desta Ilha apresenta um relevo irregular, com penhascos, pequenos montes, vales profundos e verdejantes e praias de areia escura, estando o seu ponto mais alto situado no Morro do Cabeço do Gordo, a cerca de 1043 metros de altura. 

É a terceira ilha mais habitada do arquipélago, com 14 994 residentes (dados de 2011). A ilha do Faial integra o Grupo Central e é o vértice mais a Oeste das chamadas “ilhas do triângulo”, em conjunto com São Jorge e a ilha do Pico, da qual dista 6 km. 

 

Portfólio completo nas Crónicas da Atlântida | uma foto por dia, uma ilha por mês, de leste para oeste, em www.ionline.pt/atlantida.

 

As Crónicas da Atlântida

Um projecto em que o fotojornalista António Luís Campos documenta fotograficamente o dia-a-vida das nove ilhas dos Açores - começam aqui, agora. Durante nove meses serpentearão por todas as ilhas do arquipélago, da maior para a mais pequena, em ventos que sopram de Leste para Oeste.

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×