27/10/21
 
 
Espaços de comentários político devia ter sido "suspenso" durante as eleições

Espaços de comentários político devia ter sido "suspenso" durante as eleições

Raquel Wise Sofia Martins Santos 19/11/2015 13:45

O Conselho Deontológico  (CD) do Sindicato de Jornalistas emitiu uma nota onde se pronuncia sobre a cobertura televisiva das eleições, que se realizaram a 4 de Outubro.

De acordo com esta nota, o Conselho Deontológico do Sindicado dos Jornalistas entende que os espaços fixos de comentário político com responsáveis ou ex-responsáveis de partidos políticos “deveriam ter sido suspensos” durante a campanha eleitoral.

Abrangendo assim nomes como os de Marcelo Rebelo de Sousa, Marques Mendes, Francisco Louça ou Manuela Ferreira Leite, por exemplo.

Na nota, pode ler-se ainda uma consideração sobre o “Prós e Contras”, de 14 de Setembro. “As pressões sobre a administração e a direcção da televisão pública exercidas por responsáveis do PS são uma inaceitável tentativa de interferência na linha editorial da informação da RTP". Uma posição que surge esta quinta-feira sobre o programa que lançou a questão: “Teríamos um ex-primeiro ministro preso se o PS fosse governo?”.  Questão que provocou uma grande polémica na altura e que levou o PS a pedir a demissão do director de informação da RTP.

 Já sobre a inclusão no Jornal das 8, da TVI, de “Isso é tudo muito bonito, mas”, o CD também se mostra contra. “Tem de haver uma separação clara entre o que é notícia é o que é entretenimento".

Ler Mais


Especiais em Destaque

×

Pesquise no i

×