18/11/18
 
 
Lisbon & Estoril Film Festival. Conheça os filmes premiados este ano

Lisbon & Estoril Film Festival. Conheça os filmes premiados este ano

Robert Jaworski Ana Tomás 15/11/2015 18:10

“11 Minut”, de Jerzy Skolimowski, e “Chant D’Hiver’, de Otar Iosseliani, estão entre os distinguidos

“11 Minut”, de Jerzy Skolimowski, foi o vencedor deste ano do Lisbon & Estoril Film Festival, distinguido com o prémio para Melhor Filme. Nomeado para o Leão de Ouro no Festival Internacional de Veneza e escolhido para representar a Polónia na candidatura ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2016, o trabalho do realizador de "Quatro noites com Anna" (2008), acompanha 11 minutos da vida de oito cidadãos de Varsóvia, num retrato do vazio e solidão humanas no mundo moderno.

 “Chant D’Hiver’, de Otar Iosseliani, e “The Childhood of a Leader”, de Brady Corbet, foram outros dos filmes distinguidos, com o Prémio Especial do Júri João Bénard da Costa e com o Prémio Revelação TAP- Melhor Realizador, respectivamente. Já o prémio para a Melhor Curta-Metragem, que distingue o trabalho dos alunos das Escolas de Cinema Europeias para “Mother Earth”, de Piotr Zlotorowicz. Na mesma categoria foi atribuída uma menção honrosa a “Marasmo”, de Gonçalo Loureiro.

O Lisbon & Estoril Film Festival termina hoje com a cerimónia de entrega dos prémios, a partir das 19h30, no Centro Cultural de Belém, seguida da exibição, em antestreia, do novo filme de Terrence Malick, “Knight of Cups- Cavaleiro de Copas”, com Christian Bale e Natalie Portman.

O encerramento do festival é ainda marcado pela homenagem a Luís Miguel Cintra, que recentemente anunciou que se ia retirar dos palcos. A homenagem é assinalada com a exibição de “E Não se Pode Exterminá-lo?”, um espectáculo da Cornucópia, filmado por Solveig Nordlund, que passa às 21h30, no Teatro Nacional D. Maria II, e que conta com a presença do actor. 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×