30/10/20
 
 
Projecto de promoção de carne de porco alentejano recebe cofinanciamento europeu

Projecto de promoção de carne de porco alentejano recebe cofinanciamento europeu

Shutterstock Jornal i 12/11/2015 13:10

Um projecto da Associação de Criadores do Porco Alentejano (ACPA) para promoção de carne daquela raça em Espanha, França e Portugal integra a lista de 33 programas que a Comissão Europeia vai financiar, foi hoje anunciado.

O projecto da ACPA, que visa promover a carne de porco de raça alentejana naqueles três países europeus, tem um orçamento de 465.645 euros, para três anos, tendo sido aprovado um cofinanciamento de 232.822 euros por Bruxelas.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da ACPA, Nuno Faustino, congratulou-se com a aprovação do cofinanciamento do projecto pela Comissão Europeia, o que "é muito importante" e reflecte "o reconhecimento de Bruxelas do potencial que a raça tem e o acreditar no desenvolvimento económico que pode vir a trazer a Portugal e sobretudo à região Alentejo".

A aprovação do cofinanciamento do projecto pela Comissão Europeia reflecte também "o reconhecimento de Bruxelas da importância do sector do porco alentejano e do muito que pode vir a dar a Portugal e à Europa", frisou.

Segundo Nuno Faustino, o projecto, que terá a maior parte das acções centradas em Portugal, "pode ser um ponto de viragem importantíssimo na promoção do porco alentejano e, por esta via, vir a desenvolver todo o sector ligado à raça, desde a produção à indústria".

A ACPA prevê que o porco alentejano, após o desenvolvimento do projecto, venha a ter "uma nova dinâmica" e que "haja, de facto, mais consumo e, por esta via, mais produção e mais transformação", admitiu.

No total, os projectos aprovados de promoção interna e externa de produtos agrícolas europeus ascendem a quase 108 milhões de euros e captam perto de 54 milhões de euros da Comissão Europeia.

Dos 33 programas seleccionados, 20 destinam-se a promover produtos no mercado interno e 13 em regiões ou países terceiros, como China, Médio Oriente, América do Norte, Sudeste Asiático, Coreia do Sul, África, Rússia, Bielorrússia, Cazaquistão, Austrália, Noruega e países balcânicos.

Lusa

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×