30/10/20
 
 
Suspeito de financiar fuga de“El Chapo” em prisão de alta segurança
O operador financeiro do cartel de Sinaloa “presume-se que foi quem financiou a evasão” de “El Chapo”

Suspeito de financiar fuga de“El Chapo” em prisão de alta segurança

O operador financeiro do cartel de Sinaloa “presume-se que foi quem financiou a evasão” de “El Chapo” Jornal i 10/11/2015 08:22

Trillo foi detido a 19 de Agosto em San Pedro Cholula, no estado de Puebla, no centro do México.

O empresário mexicano Manuel Trillo, acusado de financiar a fuga do narcotraficante conhecido como “El Chapo”, foi colocado na prisão de máxima segurança Altiplano, informou a Procuradoria-Geral da República.

Em comunicado, a PGR mexicana indica que, esta segunda-feira, cumpriu um mandado emitida pelo juiz contra o empresário pela sua presumível responsabilidade no delito de operações com recursos de origem ilícita.

Trillo foi detido a 19 de Agosto em San Pedro Cholula, no estado de Puebla, no centro do México, na posse de uma arma de fogo, e três dias depois foi colocado sob prisão preventiva para ser investigado no âmbito da fuga do líder do cartel de Sinaloa, a 11 de Julho, do estabelecimento prisional de máxima segurança do Altiplano.

Segundo as investigações, o empresário é o operador financeiro do cartel de Sinaloa e “presume-se que foi quem financiou a evasão” de Joaquín “El Chapo” Guzmán, o homem mais procurado do México.

É também acusado de ter adquirido, com recursos daquela organização criminal, bens móveis no período 2012-2015, utilizando identidades falsas e empresas de fachada.

Até ao momento, as autoridades mexicanas detiveram mais de 30 pessoas que alegadamente terão colaborado na segunda fuga de “El Chapo” de um prisão de máxima segurança, depois da que protagonizou em 2001.

No mês passado, a procuradora-geral, Arely Gómez, anunciou a detenção de membros do grupo “que, a partir de fora, planearam, organizaram e materializaram a evasão” do narcotraficante.

Lusa

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×