16/11/18
 
 
Quatro portugueses em exposição 'surrealista' nos EUA

Quatro portugueses em exposição 'surrealista' nos EUA

Jornal i 09/11/2015 11:46

Uma dezena de obras dos artistas portugueses Santiago Ribeiro, Paula Rosa, Victor Lages e Francisco Urbano vão estar expostas em 2016 numa mostra de surrealismo luso-americano na galeria Cullis Wade Depot, no Mississípi, Estados Unidos.

A exposição conta com cerca de uma dezena de obras de quatro artistas portugueses, surgindo no seguimento de outras exposições de surrealismo luso-americano no Texas e na Califórnia, em 2013 e 2014, respectivamente, disse à agência Lusa Santiago Ribeiro, um dos artistas presentes na exposição e responsável pela curadoria das obras portuguesas.

A exposição vai decorrer na galeria Cullis Wade Depot, na Universidade Estatal do Mississípi, entre 11 de Janeiro e 28 de Fevereiro de 2016, contando também com a presença de obras de vários artistas americanos.

O evento surgiu "no âmbito do projeto que começou em 2010, em Coimbra, com a exposição Surrealism Now", organizada em parceria com a Fundação Bissaya Barreto, que na altura levou artistas surrealistas de vários países à cidade, aclarou.

Desde então, foi possível organizar exposições com obras portuguesas "nos Estados Unidos, França, Alemanha ou Rússia", explicou, referindo que a exposição que vai decorrer no Mississípi surgiu graças a um convite da artista norte-americana Shahla Rosa.

"É muito importante porque estamos a divulgar para a comunidade artística dos Estados Unidos" o surrealismo criado em Portugal, sublinhou, considerando que as obras portuguesas têm tido uma boa aceitação por parte do público norte-americano.

Santiago Ribeiro vai também organizar a edição de 2016 do "Surrealism Now", a decorrer em Fevereiro, no espaço Partícula, em Coimbra, e depois no Museu Multimédia Poros, em Condeixa-a-Nova, que deverá decorrer em "maio ou Junho".

Em Portugal, a "Surrealism Now" vai reunir "67 artistas, de 30 países", expondo cerca de uma centena de obras surrealistas de "escultura, arte digital, pintura, desenho e fotografia", avançou.

Lusa

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×