28/4/17
 
 
Sabe o que é a diapausa? Reduz a velocidade de envelhecimento

Sabe o que é a diapausa? Reduz a velocidade de envelhecimento

Shutterstock Jornal i 05/11/2015 13:16

Investigadores do Instituto de Inovação e Investigação em Saúde (I3S) verificaram que uma espécie de mosca quando sujeita a temperaturas mais baixas ou a restrição calórica é capaz de reduzir a velocidade de envelhecimento. 

Segundo o coordenador do trabalho, Jorge Vieira, “para os seres vivos, para as células, o tempo é uma dimensão ontogénica”, ou seja, “depende da velocidade com que a vida é vivida”.

No estudo, a que a Lusa teve acesso, os investigadores verificaram que em determinadas condições, neste caso o frio, estas moscas (Drosophila América) entram num processo de envelhecimento tão lento que quando colocadas novamente em condições óptimas estão quase tão jovens como no dia em que começaram o período de frio.

Os insectos são considerados “excelentes modelos” para estes estudos pois, em condições adversas, “são capazes de alterar o metabolismo de tal forma que os órgãos reprodutores, os músculos e outros tecidos não envelhecem. A este período chama-se diapausa”. Uma das moscas criadas por este grupo de investigadores viveu 11 meses em condições de diapausa, embora a esperança média de vida desta espécie seja de apenas dois meses.

“Se extrapolarmos para a espécie humana, assumindo uma esperança média de vida de 90 anos, esta mosca viveu o equivalente a 495 anos", refere, salientando que "recorrer a moscas que vivem alguns meses para estudar evolução, onde o tempo se mede em milhares de milhões de anos, pode parecer contraditório, mas não é. Na verdade, o curto ciclo de vida destas espécies permite, a curto prazo, observar fenómenos que noutros modelos levariam centenas de anos”.

Lusa

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

Não tem utilizador? Clique aqui para registar

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×