18/11/19
 
 
BCE. Moeda única manteve-se "relativamente resiliente" em 2011

BCE. Moeda única manteve-se "relativamente resiliente" em 2011

11/07/2012 14:42

O Banco Central Europeu (BCE) considerou hoje que o papel internacional do euro se manteve "relativamente resiliente" em 2011, face ao ano anterior, quando comparado com as principais divisas internacionais.

"Quando comparado com as principais divisas internacionais, a participação em instrumentos denominados em euros flutuou ligeiramente entre 2010 e 2011", destaca o relatório sobre "O papel internacional do Euro" elaborado pelo BCE, adiantando que o euro se manteve "relativamente resiliente" face às mais importantes divisas mundiais.

O relatório realça ainda que a participação em instrumentos denominados em euros registou, no período em análise, uma redução de 0,4 pontos percentuais, isto é, "relativamente pequena", na participação das reservas cambiais mundiais.

No entanto, em relação ao volume de negócios nos mercados cambiais a participação do euro "aumentou ligeiramente", enquanto que tenha caído "um pouco mais" no que respeita ao 'stock' de títulos de dívida emitida internacionalmente em euros, salienta.

O documento refere igualmnete que os investidores não residentes na área do euro, "uma vez que a crise da dívida soberana é diferente do choque global de 2008", procuraram menos títulos de dívida no ano passado.

Além disso, o trabalho sugere que o sistema monetário internacional poderá "estar a caminho" de passar a ser liderado pelo dólar, euro e a moeda chinesa, em que esta última divisa deverá assumir "um papel progressivamente mais importante" no contexto mundial.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×