15/1/21
 
 
Primavera Árabe: Promoção da democracia e desafios do ocidente debatidos em Lisboa

Primavera Árabe: Promoção da democracia e desafios do ocidente debatidos em Lisboa

26/04/2012 20:56

Lisboa, 26 abr (Lusa) - A "incoerência" da resposta política do ocidente às primaveras árabes foi um dos aspetos hoje sublinhados num seminário internacional em Lisboa sobre "As Revoltas Árabes e

Lisboa, 26 abr (Lusa) - A "incoerência" da resposta política do ocidente às primaveras árabes foi um dos aspetos hoje sublinhados num seminário internacional em Lisboa sobre "As Revoltas Árabes e a Democracia no Mundo".

"A resposta política do ocidente às primaveras árabes tem sido incoerente. Existe uma dificuldade em estabelecer critérios, uma trajetória errática do Médio Oriente ao norte de África, em particular, o caso da Líbia, que é grave. Havia alternativas à intervenção da NATO", considerou o professor de estudos políticos e ex-conselheiro presidencial Carlos Gaspar.

Gaspar assinalou a "crescente divergência nas opiniões públicas dos Estados Unidos e da Europa" sobre a promoção da democracia mundo -- em grande medida motivada pelo rescaldo negativo da guerra do Iraque -- e admitiu "que os europeus não perceberam a lição do Iraque", para sublinhar que na atual situação o "retraimento" nos EUA é mais acentuado quando implica um envolvimento direto.

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×