7/8/20
 
 
Esgotamento no trabalho: Estes são os sinais a que deve estar atento
Muitas vezes não temos noção da gravidade dos sintomas

Esgotamento no trabalho: Estes são os sinais a que deve estar atento

Muitas vezes não temos noção da gravidade dos sintomas Shutterstock Jornal i 29/10/2015 13:26

Por vezes, o stress no trabalho afecta mais as pessoas do que aquilo que elas assumem ou até mesmo reconhecem que sentem.

Até acontece os sintomas aparecerem de forma tão subtil que muita gente acaba por confundir com sintomas de outros problemas como, por exemplo, de uma constipação.

O mais comum é ter a certeza de que se tiver um esgotamento no trabalho vai certamente aperceber-se a tempo, mas a verdade é que na maioria das vezes isso não acontece.

Por isso, o “The Muse” fez uma lista dos sintomas que afectam quem já está numa fase mais séria de desgastes e aponta também algumas soluções que podem ajudar.

Veja esta lista de sintomas e perceba se está a ser afectado pelo stress de uma forma mais agressiva do que aquilo que pensava.

- Começa a ser cínico

Acha que está a recorrer mais ao sarcasmo do que o normal? Até com as pessoas que sempre o trataram bem começa a ser cada vez mais irónico? O melhor é parar e pensar o que está a motivar isso. Tente perceber se começa a ser uma forma de se defender para esconder o cansaço.

- Sente que apenas quer poder desaparecer?

Pensar em evitar os colegas e o local de trabalho é outro mecanismo de defesa para se distanciar daquilo que o rodeia e significa que pode estar a ser mais afectado pelo stress do que aquilo que pensava.

Atenção que pode sentir-se assim por colocar demasiada pressão sobre si mesmo. Não há sucesso que seja atingido rapidamente.

- A complicação das tarefas simples

Se de um momento para o outro deixou de dar atenção a pequenos pormenores que antes eram importantes para si tenha atenção. Pode ser um aviso.

- Tem a sensação de que está sempre muito cansado

Depois de descansar não é normal sentir-se exausto. Tenha atenção se assim que acorda sente que não se quer levantar para fazer o que quer que seja.

- O descontentamento só aumenta

Sente que não tem paciência nenhuma no trabalho? Está sempre a queixar-se do seu chefe e dos seus colegas? É óbvio que as suas queixas e frustrações podem ter fundamento mas os sentimentos negativos também podem significar um esgotamento.

- As dúvidas já chegam a si

Se sente que não tem mérito naquilo que faz deve pensar muito bem na sua situação. Este sentimento é o sintoma mais clássico. Afecta principalmente quem mais trabalha e surge quando começam a faltar resultados (até porque tem expectativas geralmente elevadas).

Se esta lista lhe faz sentido, o melhor é ver como pode ficar a sentir-se melhor:

- Encontre-se com amigos que o fazem rir e tente ao máximo esquecer o trabalho.

- Dedique mais tempo a si mesmo. Vá ao cinema, às compras, ao teatro ou se poder vá ao spa.

- Fale com o seu chefe sobre as suas preocupações. Pode pensar que seria fazer queixas mas a verdade é que pode acabar com as tensões.

- Crie novos objectivos e encontre novas motivações.

- Marque umas férias ou aproveite um fim-de-semana para poder pensar no que realmente precisa e também para descansar e distrair-se. 

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×