24/8/19
 
 
Guinness World Records 2016. Entrada directa de Mourinho com cinco recordes na carteira
Mourinho bateu cinco recordes

Guinness World Records 2016. Entrada directa de Mourinho com cinco recordes na carteira

Ana Kotowicz 28/10/2015 10:59

Special One que é Special One tem direito a entrada no Guinness. E sendo Mourinho quem é bater um só recorde não lhe chegava.

O que têm em comum uma baleia-azul, um tomate vermelho americano, uma esferográfica dourada indiana e José Mourinho? Se a resposta não for imediata, damos--lhe mais algumas pistas e não, não é verdade que Mourinho esteja aqui para despistar.

Da baleia-azul podemos dizer que é o maior animal que algum dia passou por este planeta, intimidando qualquer espécie de dinossauro. Podendo ir até aos 30 metros de comprimento e às 200 toneladas de peso, a rainha dos oceanos pesa 28 vezes mais que um T-Rex e três vezes mais que o maior dos saurópodes conhecidos. Já está a ver onde queremos chegar com isto? Pelo sim pelo não, damos--lhe mais uma ajuda. 

O tal tomate americano foi cultivado por Dan MacCoy e quando foi colhido era um regalo para a vista: vermelho, rechonchudo e com um peso de quase quatro quilos (3,81 kg), o suficiente para uma quantidade de saladas. E a caneta? Bom, a dita pesa uns módicos 9 kg, tem cinco metros e meio de comprimento e está gravada com cenas da mitologia indiana, graças ao trabalho árduo de Acharya Srinivasa.

Recapitulando: o que têm em comum o maior animal do mundo, o tomate mais pesado, a maior caneta já construída e o melhor treinador português de sempre? Todos têm um lugar especial na edição de 2016 do “Guinness World  of Records”. Mourinho não tem um registo, tem cinco, todos por grandes feitos no mundo do futebol.

Cinco vezes Mourinho O português, actualmente no Chelsea, é um dos cinco treinadores que venceram a Liga dos Campeões por dois clubes diferentes. Este é o seu recorde número um, com os títulos ganhos pelo Porto e pelo Inter. Recorde número dois? Ainda antes de chegar aos 50 anos (tinha 49 anos e 312 dias), José Mourinho tornou-se o treinador mais jovem de sempre a contabilizar 100 jogos na Champions. 

Já no Chelsea, fez 95 pontos numa época da Premier League, coisa nunca antes vista. E ainda sofreu o menor número de golos de sempre. E vão três. Já na recta final da contagem, é do português o recorde do maior número de jogos invicto em casa na Premier League. E o recorde número cinco é o mais óbvio: José Mourinho é o treinador mais bem pago de sempre.

Mourinho, apesar de impressionante, ocupa apenas uma coluna nas mais de 250 páginas do livro de recordes do Guinness. Se o futebol não é a sua praia, nada tema. Há por aqui muito por onde escolher: o maior navio feito de Lego, a maior colecção Star Wars, a vaca mais alta e a mais baixa do mundo, o homem mais tatuado, a maior concentração de relâmpagos e o maior número de tampas removidas por um papagaio num minuto. Se isto não é variedade...

 

E os recordes  mais bizarros são...

Menor tempo para depenar um peru
Uma competência que há-de dar muito jeito no Natal. Vincent Pilkington, irlandês, depenou um peru em apenas um minuto e 30 segundos. Foi em 1980 e ainda ninguém o bateu.  

Mais molas de roupa presas na cara
Silvio Sabba, italiano, bateu vários recordes estranhos mas este é capaz de ser o mais bizarro: 51 molas de roupa presas na cara em 60 segundos. Valerá a pena o sacrifício?

Menor tempo para esmagar 3 melancias com as coxas 
Olga Vashchuk, da Ucrânia, e que ambiciona ser a mulher mais forte do mundo, demorou 14,65 segundos a esmagar três melancias entre as coxas. Porquê? Se calhar porque pode.

Maior número de garrafas de champanhe abertas com um sabre
É completamente inútil, mas não deixa de ter estilo abrir garrafas de champanhe com um sabre. Mirko Rainer, Itália, degolou 47 garrafas com uma lâmina de 38 cm de comprimento.

Maior luta de almofadas
As pessoas juntam-se para tudo e mais alguma coisa se lhes disserem que vão bater um recorde. Neste caso, 
4200 juntaram-se na Universidade da Califórnia, EUA, para lutar com almofadas. Estão no livro, na página 94.

Maior reunião de pessoas vestidas de Batman e de elfos do Pai Natal
Ficamos na dúvida sobre qual a mais bizarra: a reunião de 1762 pessoas vestidas de elfos do Pai Natal ou a de 542 vestidas de Batman? Na dúvida, vão ter de dividir o pódio.

Ervilha soprada à maior distância
Três recordes para o alemão André Ortolf, mas este é o mais impressionante: com um único sopro deslocou uma ervilha 7,51 m. Também é o mais rápido a correr uma milha de tamancos e nos 100 metros do jogo da pulga.

Como ser um recordista

1. Registe-se online
Além de se registar, convém explicar o mais possível qual é a sua ideia e como pretende bater o recorde, quando e onde.

2. Receba as orientações
Se for um recorde já existente, a equipa do Guinness envia-lhe orientações oficiais. Se for um recorde novo, o Guinness avalia se é uma ideia digna de entrar no livro. Se a resposta for positiva, enviam-lhe as recomendações e guias.

3. Tente o seu recorde
Tente bater o seu recorde e prepare-se para recolher provas: vídeos, fotografias, testemunhas independentes, etc.

4. Envie as suas provas
Junte as provas e envie tudo para o Guinness. Pode demorar algumas semanas mas o gestor de recordes que lhe for atribuído irá entrar em contacto consigo para lhe dar as boas ou as más notícias.

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×