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Os menus ideais para as crianças de cinco anos

Os menus ideais para as crianças de cinco anos

Marta Cerqueira 17/10/2015 21:01

Pedimos ao pediatra Mário Cordeiro e à médica dedicada à investigação na área da alimentação Ana Macedo para elaborarem a ementa que estaria mais perto do ideal para uma criança de cinco anos. 

Mário Cordeiro
Pediatra

O pediatra aponta como principal erro na alimentação das crianças portuguesas a falta de pequeno-almoço, as poucas refeições e os excessos cometidos à mesa. É a favor de uma dieta equilibrada e dividida ao longo do dia.

Pequeno-almoço
•  Leite sem açúcar com pão integral com doce light
ou
•  Iogurte magro e pão integral com fiambre de aves

merenda
•  Iogurte e uma peça de fruta

almoço
•  Sopa sem batata (comida à colher e não bebida)
•  Carne com um pouco de arroz acompanhada de legumes
•  Peça de fruta

lanche
•  Leite ou iogurte com pão (preferir sempre rechear com doce light, salsichas ou fiambre de aves, queijo ou requeijão magro)

jantar
•  Sopa sem batata (comida à colher e não bebida)
•  Peixe com um pouco de batata acompanhado de legumes
•  Peça de fruta

Ceia
•  Chá de camomila e uma ou duas bolachas, de preferência integrais

DICAS
•  Preferir sempre carne de aves e queijo magro
•  Usar adoçante e não açúcar
•  Para evitar a recusa de legumes, salteá-los com alho e azeite ou juntar um pouco de ketchup, maionese magra ou outro molho, desde que seja em poucas quantidades
•  A sopa deve ser comida à colher e não bebida

Ana Macedo
médica e investigadora

Para a médica, não há fórmulas ideais, até porque existem hábitos de outras culturas que são igualmente saudáveis. Mesmo assim, Ana Macedo defende o consumo de três peças de fruta por dia e a redução do consumo de proteínas.

Pequeno-almoço
•  Taça de leite com cereais pouco açucarados
•  Iogurte e um pão com fiambre

merenda
•  Peça de fruta e meio pão

almoço
•  Sopa 
•  Vegetais, peixe e arroz
•  Peça de fruta

lanche
•  Peça de fruta e meio pão

jantar
•  Sopa 
•  Vegetais, carne e massa
•  Peça de fruta

DICAS
•  Apesar de não ser um hábito português, a fruta deve ser incluída no pequeno-almoço
•  O prato deve ser dividido em três, com os vegetais a ocupar metade do prato e as proteínas a ficar com o espaço mais reduzido
•  As crianças devem comer num prato mais pequeno. Assim é mais fácil ter noção das quantidades
•  A quantidade de proteína deve ser reduzida. Se um bife para um adulto deve ter o tamanho de um baralho de cartas, o de uma criança deve ter metade desse tamanho
•  A sopa é a forma mais fácil de consumir legumes. Mas isso não invalida que sejam servidos legumes inteiros como acompanhamento. É importante que as crianças se habituem a novos sabores

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