16/11/18
 
 
Açores | São Jorge, Vila da Calheta e Vila das Velas

Açores | São Jorge, Vila da Calheta e Vila das Velas

14/10/2015 15:34

Esta ilha é atravessada por uma cordilheira montanhosa que atinge a altitude máxima de 1 053 metros, no Pico da Esperança. A costa é em geral rochosa, com arribas altas e escarpadas.

 A sua origem está ligada um vulcanismo fissural promovido pela expansão da crosta do Atlântico e está associada a uma falha transformante que vai desde a CMA até a ilha de São Miguel - a Falha de São Jorge.

A grande particularidade desta ilha são as Fajãs, quase todas habitadas mas de acesso muito difícil. Na costa Norte, destacam-se as Fajã do Ouvidor, Fajã da Caldeira de Cima, Fajã da Ribeira da Areia, Fajã dos Cubres e Fajã da Caldeira de Santo Cristo. Na costa Sul, as mais importantes são a Fajã dos Vimes e a Fajã de São João.

Divide-se a sua área por 2 concelhos em cujas sedes, as Vilas da Calheta e das Velas, e respectivas freguesias, se podem apreciar ainda interessantes edifícios de rica traça arquitectónica e cultural, apesar do património desta ilha ter sido duramente afectado, por diversas vezes e ao longo dos tempos, por violentas crises sísmicas.

Na Vila das Velas, além de algumas solarengas moradias testemunhando a nobreza do seu passado, as Igrejas de São Jorge, Igreja Matriz e de Nossa Senhora da Conceição, o edifício da Câmara Municipal, o Portão do Mar e o Museu de Arte Sacra, destacam-se pela sua imponência.
Na Calheta, a Igreja de Santa Catarina, onde outrora se distinguia a sua capela-mor em Talha Dourada, hoje poderá apenas ver um arremedo dum retábulo muito modesto do século XVIII, visto a mesma igreja ter ardido em 8 de Janeiro de 1639 e ter mais tarde caído em 9 de Julho de 1757.

 

As Crónicas da Atlântida

Um projecto em que o fotojornalista António Luís Campos documenta fotograficamente o dia-a-vida das nove ilhas dos Açores - começam aqui, agora. Durante nove meses serpentearão por todas as ilhas do arquipélago, da maior para a mais pequena, em ventos que sopram de Leste para Oeste.

 

Acompanhe esta viagem fotográfica em www.ionline.pt/atlantida 

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×