28/10/20
 
 
Passos até à tomada de posse

Passos até à tomada de posse

Mario Cruz/Lusa Ricardo Rego 07/10/2015 12:19

O caminho até à liderança.

Belém
Cavaco chamou o líder do partido mais votado e convidou-o a formar governo. O PR apontou para a necessidade de diálogo ao centro (onde se concentram mais votos)e pediu entendimentos para vislumbrar condições de governabilidade, já que nem o partido mais votado somou uma maioria.

Cavaco ainda vai chamar a Belém todos os partidos eleitos para SãoBento. Ao que tudo indica, António Costa só será ouvido quando o PS for chamado. O chefe de Estado só dará posse ao novo Executivo no final de Outubro, depois de somados os votos dos círculos da Europa e de fora da Europa e de publicados em Diário da República. 

PSD/CDS
Passos Coelho deverá procurar António Costa nos próximos dias. À medida que Cavaco vai recebendo os partidos em Belém, os líderes do PSD e do PS deverão procurar estabelecer as linhas vermelhas de um e de outro para firmar um compromisso que garanta a estabilidade do governo.

Ao mesmo tempo em que o líder do PSD procura mostrar a Cavaco que está em condições de governar sem maioria no Parlamento, Passos prepara o seu governo e tenta chamar até si ministros com um perfil mais político para enfrentar uma oposição que não vai perder uma oportunidade para desgastar o governo. 

PS
António Costa deverá aceitar conversar com Passos antes da tomada de posse do novo executivo. O líder do PS vai insistir nas linhas vermelhas para aprovar o programa de governo do PSD/CDS.

Na frente interna, Costa vai ter de gerir a crise interna no PS e apostar forte na direcção da bancada parlamentar dos socialistas. 

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×