21/9/18
 
 
Vinhos e azeites do Alentejo em destaque este mês
A iniciativa pretende ser um veículo de divulgação e promoção

Vinhos e azeites do Alentejo em destaque este mês

A iniciativa pretende ser um veículo de divulgação e promoção Shutterstock Jornal i 06/10/2015 12:35

Uma prova de vinhos e azeites do Alentejo vai decorrer nos dias 16 e 17 deste mês, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, com a presença de produtores e especialistas destes sectores, divulgaram hoje os promotores.

Segundo a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), vão estar em prova mais de 400 vinhos alentejanos, de cerca de 80 produtores, no evento "Grande Prova Mediterrânica - Azeites e Vinhos do Alentejo".

O evento conta também com a participação de várias marcas de azeite de cerca de 20 produtores do Alentejo.

A iniciativa, segundo os promotores, pretende constituir-se como "um veículo de divulgação e promoção" dos vinhos e azeites do Alentejo, dentro do conceito da "Dieta Mediterrânica como Arte de Viver".

O programa da iniciativa inclui provas de vinhos comentadas, orientadas por especialistas, conversas sobre o vinho, provas de azeites, seminários e dois workshops de harmonizações gastronómicas.

O evento conta também com animação e música ao vivo, com o espectáculo "Alentejo Cantado" e um concerto pelo grupo Os Azeitonas, nos dias 16 e 17, respectivamente, às 20:00.

A acção de promoção é organizada pela CVRA e pela Casa do Azeite e decorre no primeiro dia das 16:00 às 21:00 e, no segundo dia, das 15:00 às 21:00.

Com oito sub-regiões vitivinícolas (Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja), o Alentejo, que possui cerca de 21 mil hectares de vinha, exporta os seus vinhos para todo o mundo, sendo Angola, Brasil, Estados Unidos e Canadá alguns dos principais mercados.

Os vinhos do Alentejo englobam um total de 263 produtores e 97 comerciantes.

No sector do azeite, o Alentejo também tem um peso "determinante" na produção nacional e foi a região responsável pela maior parte (71%) das 90 mil toneladas produzidas em Portugal na campanha olivícola de 2013/2014.

Lusa

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×