29/2/20
 
 
Washington confirma acordo de comércio livre que envolve 12 países
"Podemos ajudar as nossas empresas a vender mais produtos e serviços em todo o mundo"

Washington confirma acordo de comércio livre que envolve 12 países

"Podemos ajudar as nossas empresas a vender mais produtos e serviços em todo o mundo" Pablo Martinez Monsivais/AP Jornal i 05/10/2015 16:28

Estes 12 países representam 40% da economia mundial e as negociações começaram em 2008.

Os 12 países envolvidos nas negociações sobre um Tratado Transpacífico de Comércio Livre chegaram a acordo, anunciou esta segunda-feira um responsável norte-americano.

O acordo foi confirmado pelo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, citado pela televisão do Japão NHK. As negociações começaram em 2008 e terminaram após uma sessão de negociações que se prolongou por mais de cinco dias em Atlanta, no sul dos Estados Unidos.

O tratado envolve Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Singapura, Estados Unidos e Vietname.

Estes 12 países representam 40% da economia mundial, mas o tratado não inclui a China, que não participou nas negociações.

O presidente norte-americano, Barack Obama, já saudou a conclusão do acordo e considerou que este reflecte "os valores americanos" e é bom para os trabalhadores norte-americanos. 

"Podemos ajudar as nossas empresas a vender mais produtos e serviços em todo o mundo", sublinhou Obama, que fez deste dossiê uma das prioridades do seu segundo mandato. 

Os pontos mais difíceis de negociação incluíram os direitos de propriedade intelectual sobre medicamentos biológicos, as importações de produtos lácteos provenientes da Austrália e Nova Zelândia para o Canadá e de peças de automóveis japonesas para a América do Norte.

Lusa

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×