13/11/18
 
 
Cavaco falta ao 5 de Outubro

Cavaco falta ao 5 de Outubro

Antonio Cotrim/Lusa Susete Francisco 01/10/2015 17:02

O Presidente da República não vai fazer, este ano, o habitual discurso do 5 de Outubro. 

O Presidente da República não vai fazer, este ano, o habitual discurso do 5 de Outubro. A cerimónia comemorativa da instauração da República decorrerá na próxima segunda-feira, o dia seguinte às eleições legislativas.

Esta é a razão invocada por Belém para justificar a ausência do chefe do Estado nas comemorações. "Dado o atual momento político, o Presidente da República tem que se concentrar na reflexão sobre as decisões que terá de tomar nos próximos dias. Desta forma, não poderá estar presente na cerimónia comemorativa da Implantação da República", disse à agência Lusa fonte oficial da Presidência.

Será a primeira vez que Cavaco Silva não discursa no 5 de de Outubro – efeméride que deixou de ser feriado há dois anos. A cerimónia, que decorre nos Paços do Concelho, em frente à Câmara de Lisboa (onde foi declarada a República em 1910), já sofreu alterações noutros anos, devido à proximidade de eleições autárquicas. Foi o que sucedeu, por exemplo em 2009, ano em que o presidente não marcou presença na cerimónia oficial. Mas Cavaco Silva fez sempre uma intervenção nesta data, mesmo que a partir de Belém.

(notícia atualizada às 18h17)

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×