17/6/21
 
 

Um toque mágico para correr tudo bem

Ninguém perde tempo a investir num futuro que ainda demora a acontecer. Quando se descobre que um bom desempenho escolar não serve apenas para deixar pais e professores satisfeitos, estudar ganha certamente outra importância. 

Aprender é o único instrumento que temos para enfrentar o mercado de trabalho. Mostrar isso aos jovens e adolescentes é o grande desafio para a família e para a escola.

Só quando os alunos descobrem que o investimento nos estudos tem resultados práticos na vida adulta é que podem levar a sério essa tarefa. E estudar, como explicam os alunos e os professores neste suplemento, não se resume a maratonas ou a decorar para debitar nos testes. É precisamente o oposto. Cada um terá de encontrar o método que melhor lhe serve mas, no final, todas as habilidades que se aprendem enquanto estudantes vão servir mais tarde no mercado de trabalho: planificar, sintetizar, analisar, saber comparar e articular matérias e disciplinas fazem a diferença na hora de seleccionar os melhores. E, portanto, a consequência mais imediata será poupar muitas horas de estudo desnecessárias porque tiveram poucos impactos na aprendizagem.

O efeito a longo prazo é ter a plena consciência de que, se cada um de nós não fizer pelo seu futuro, não há mais ninguém que o faça. É a lição que se aplica à esmagadora maioria.

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×