17/11/18
 
 
AOC G2460PG. Um ecrã à medida dos amantes de videojogos
A G-Sync é uma tecnologia da NVidia desenvolvida para acabar com ‘rasgos’

AOC G2460PG. Um ecrã à medida dos amantes de videojogos

A G-Sync é uma tecnologia da NVidia desenvolvida para acabar com ‘rasgos’ Lauro Lopes 29/09/2015 16:31

O AOC G2460PG vem com tecnologia G-Sync, da NVidia, para evitar demoras de tempo entre os controlos e a acção no ecrã.

Apesar das nomenclaturas semelhantes entre os monitores da AOC - G2460PG e G2460PQU - poderem causar alguma confusão, é de notar que o G2460PG se enquadra numa gama mais alta. Uma das diferenças mais evidentes está na presença da tecnologia NVidia G-Sync, que permite usufruir de uma experiência de jogo mais fluida, sem pausas ou demoras no tempo de resposta entre os comandos e a acção que decorre no ecrã.

O AOC G2460PG pode ser encontrado em cadeias de retalho como a FNAC a partir de €487, embora estes valores estejam sujeitos a alterações em plataformas de comparação de preços como o KuantoKusta, que atribui ao G2460PG um preço médio de €473,25.

À semelhança do G2460PQU, também este monitor foi pensado para amantes de videojogos. Com uma taxa de actualização de 144 Hz e um rápido tempo de resposta (1 milissegundo), complementa o seu bom desempenho com a presença da tecnologia G-Sync.

NVidia G-Sync

A G-Sync é uma tecnologia da NVidia desenvolvida para acabar com ‘rasgos’ e arrastamentos durante uma sessão, dois problemas que actualmente ainda afectam os jogos mais exigentes a nível gráfico.

O primeiro problema tende a ocorrer quando um monitor não está perfeitamente sincronizado com o CPU e tenta exibir vários frames de vídeo num único ciclo de actualização. Nestes casos o problema manifesta-se quando uma imagem é exibida de forma desarticulada, geralmente no centro do ecrã.

Esta questão pode ser rapidamente contornada activando a opção V-Sync (Vertical Sync) no painel de controlo da placa gráfica, mas pode trazer outros problemas adicionais: “activar a opção Vertical Sync (...) vai ajudar a reduzir ou eliminar os ‘rasgos’ no ecrã, mas traz outros problemas que incluem um aumento do tempo de reacção do ecrã aos comandos, bem como arrastamentos”, segundo John Delaney da PCMag.com.

Já os arrastamentos (“stuttering”) tendem a ocorrer enquanto a placa gráfica espera que o ecrã actualize ao mesmo tempo que envia, por várias vezes,  o mesmo frame. O resultado é um atraso perceptível para o utilizador.

O que o G-Sync faz para resolver ambos os problemas é transferir o controlo da taxa de actualização do ecrã para a placa gráfica, que assume assim esta função do monitor.

Um monitor com tecnologia G-Sync vem equipado com um módulo capaz de comunicar com a placa gráfica, permitindo que o monitor opere com uma taxa de actualização variável de forma a exibir frames rapidamente, mas também na ordem correcta à medida que a placa gráfica trabalha na sua renderização. O resultado: uma experiência de jogo suave, com menos arrastamentos.

Para ser possível tirar proveito desta tecnologia, contudo, é necessário ter uma placa gráfica da NVidia (GeForce GTX 650Ti Boos,t ou mais elevada). A G-Sync também só funciona com um sinal DisplayPort 1.2.

Design

Apesar das suas 24 polegadas, o G2460PG apresenta uma espessura de apenas 2 polegadas, tornando-se pouco intrusivo face às suas medidas. Graças ao seu suporte ajustável é possível rodarmos o ecrã em 90 graus, deixando-o com uma configuração vertical (modo Retrato). Na parte inferior do ecrã - identificável pela sua inconfundível faixa verde - encontram-se quatro botões essenciais para a navegação pelos menús de opções do monitor.

O G2460PG tem a particularidade de só ter uma única porta de vídeo, neste caso uma DisplayPort 1.2. Este detalhe parece ser considerado comum em monitores equipados com tecnologia G-Sync, até porque esta é uma componente necessária para a sua utilização. Para além desta entrada também podemos encontrar três portas USB 3.0 na traseira do G2460PG.

À semelhança do AOC G2460PQU, também neste monitor podemos encontrar duas portas USB 2.0 no lado direito do ecrã, uma das quais com opção de carregamento rápido - ideal para conectar smartphones e tablets. As definições de imagem, por sua vez, são limitadas: contraste, brilho, gamma e níveis de temperatura em cinco cores (Warm, Normal, Cool, User e sRGB).

O AOC G2460PG também vem preparado para a NVidia 3D Vision.

Desempenho

A influência da tecnologia G-Sync no desempenho do G2460PG em videojogos é notável, já que elimina arrastamentos e proporciona uma experiência de jogo mais suave. De facto, a resposta do ecrã aos comandos do teclado não sofreram quaisquer atrasos notáveis.

Já no que diz respeito à exibição de cores, e à semelhança do AOC G2460PQU, o único aspecto menos positivo da experiência com este monitor esteve relacionado com a exibição de tons verdes. Esta questão, contudo, parece ser típica de monitores TN (Twisted Nematic): “isto é muito comum em ecrãs TN e também ocorre com alguns ecrãs IPS. Felizmente, os verdes distorcidos são apenas uma imperfeição menor e não resultam em cores tingidas ou saturadas”, de acordo com John Delaney.

Conclusões

A tecnologia G-Sync, quando devidamente acompanhada de todas as componentes certas (como uma placa gráfica da NVidia), consegue oferecer um desempenho suave, sem arrastamentos nem quebras de desempenho. Também as funcionalidades convenientes do G2460PG, o que inclui o seu suporte ajustável e a sua porta USB com a função ‘Rapid Charging’, são bem-vindas. Menos positivo é o facto deste ecrã só ter uma entrada de vídeo (ou seja: não tem porta HDMI), o que pelo seu valor comercial se traduz em poucas opções para o utilizador.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×