25/10/20
 
 
Bagão Félix. “A descida da TSU proposta pelo PS é perigosa”
Bagão Féliz acha que a coligação "é um mal menor"

Bagão Félix. “A descida da TSU proposta pelo PS é perigosa”

Bagão Féliz acha que a coligação "é um mal menor" Eduardo Martins Isabel Tavares 24/09/2015 11:40

O ex-ministro da Segurança Social e do Trabalho diz que em matéria de Segurança Social não há boas propostas em cima da mesa. E há cortes nas pensões, que estão congeladas há anos.

“O PS cai no erro de baixar a TSU – taxa social única até oito pontos percentuais, o que nunca se fez em parte nenhuma e vai perturbar a lógica interna do sistema”. Esta “é uma situação de ruptura, troca o certo pelo incerto, é entrar numa zona de nevoeiro”, diz Bagão Félix, ex-ministro da Segurança Social que tem estado várias vezes em rota de colisão com este governo. Para Bagão, “a proposta do PS é perigosa”. E é por este motivo que entre dois males o ex-ministro das Finanças escolheria a proposta da coligação, “um mal menor”.Quanto ao resto, as propostas da coligação (PSD/CDS) e do Partido Socialista “são semelhantes. Ambas congelam as pensões, excepto as mínimas”, por exemplo.

Bagão Félix nota que as pensões estão congeladas desde 2010, há seis anos. Se estiverem congeladas mais quatro anos, serão 10 anos. Nos últimos seis anos a inflação foi de 8%. “Vamos imaginar que será de 10% em dez anos. Será que isto não é um corte nas pensões? Então o que é? Há um corte e é bem real, porque é menos poder aquisitivo, menos poder de compra”.

Leia na íntegra na edição em papel desta quinta-feira

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×