19/1/19
 
 
Parabéns a Você é agora de todos

Parabéns a Você é agora de todos

Miguel Branco 23/09/2015 12:31

Um juiz norte-americano declarou que a música mais popular do mundo já não requer direitos de autor.

O título pode enganar. Pode nem sequer perceber, mesmo depois de lida a entrada deste texto. Sobretudo porque nunca uma coisa destas lhe deve ter passado pela cabeça. Esta terça-feira o juiz George H King, de um tribunal federal de Los Angeles, declarou que a música Parabéns a Você (Happy Birthday to You, como ficou célebre no mundo) é agora do domínio público. E pergunta bem o caro leitor: Então mas não era?

Ao que parece não. A medida do juiz prende-se com direitos de autor da Clayton F Summy Co, uma empresa que em 1935 afirmou ter sido o criador de um certo número de arranjos da canção, não de toda a melodia. O que significava que cada vez que alguém queria utilizar a música para efeitos públicos, por exemplo num filme ou coisa parecida, tinha que pagar. Até agora a Warner Chappell Music, uma divisão da Warner, andava a acusar as pessoas por utilizarem a música indevidamente – o grupo adquiriu o que restava da Clayton F Summy em 1988, tendo pago perto de 25 milhões de dólares.

Jennifer Nelson, uma cineasta contou ao “The Guardian” que lhe disseram que teria de pagar 1500 dólares para utilizar a música num documentário. Algo que, se imaginarmos a quantidade de processos que deveriam existir, faz com que esta música seja bastante rentável. Algo que acabou graças a George H King, que libertou o Parabéns a Você 80 anos depois.

A mesma que foi escrita pelas irmãs Parry e Mildred Hill em 1883. 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×