26/5/20
 
 
Ângela Ferreira é a vencedora do Novo Banco Photo
“Os edifícios podem ser lidos como textos políticos", diz a artista

Ângela Ferreira é a vencedora do Novo Banco Photo

“Os edifícios podem ser lidos como textos políticos", diz a artista Ângela Ferreira Jornal i 22/09/2015 20:27

A portuguesa Ângela Ferreira foi a vencedora desta edição do Novo Banco Photo. Ayrson Heclácito e Edson Chagas foram os outros finalistas

O nome do vencedor do prémio de fotografia Novo Banco Photo (ex-BES Photo), no valor de 40 mil euros, foi anunciado esta terça-feira no Museu Colecção Berardo.

Ângela Ferreira, artista portuguesa de 57 anos, foi a escolhida pelo júri composto pela artista e curadora independente Dana Whabira (Londres, Harare), pelo historiador de arte e professor Manthia Diawara (Bamako, Nova Iorque), e pelo historiador de arte Salah Hassan (Cartum, Nova Iorque).

O brasileiro Ayrson Heráclito, de Salvador, e o angolano Edson Chagas, de Luanda, foram os outros finalistas desta 11.ª edição do prémio que abrange também países de língua oficial portuguesa. Os seus trabalhos, tal como o da vencedora Ângela Ferreira, podem ser vistos até 11 de Outubro numa exposição no Museu Colecção Berardo.

Ângela Ferreira foi nomeada para o Novo Banco Photo depois da “sua exposição individual ‘Indépendance cha cha’, apresentada em 2014 na galeria Lumiar Cité, em Lisboa”, explica o site do prémio. “Esta exposição surge como uma continuação do projecto que a artista desenvolveu para a Bienal de Lubumbashi, justapondo uma forma escultórica reminiscente da arquitectura colonial do centro de Lubumbashi e dois vídeos.”

Neste trabalho que acabou por ser agora premiado centra-se no pós-colonialismo e numa reflexão que parte dos edifícios do Museu Nacional de Etnologia e do Ministério da Defesa Nacional, em Lisboa. “Os edifícios podem ser lidos como textos políticos e é isso que procuro fazer”, resume.

A artista nasceu em 1958 em Maputo e concluiu os estudos de artes plásticas na África do Sul. Actualmente vive e trabalha em Lisboa.

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×