
Syriza repetiu resultado de Janeiro e venceu as eleições antecipadas deste domingo.
O ministro dos Assuntos Exteriores e Cooperação de Espanha, José Manuel García-Margallo, considerou esta segunda-feira que a reeleição de Alexis Tsipras como primeiro-ministro da Grécia "é uma notícia preocupante para o projecto europeu".
"É uma notícia preocupante para o projecto europeu", disse apenas o chefe da diplomacia espanhola quando questionado pelos jornalistas sobre a vitória do Syriza, de Tsipras, nas legislativas antecipadas gregas.
Alexis Tsipras tinha convocado eleições legislativas antecipadas na Grécia após ter assinado o terceiro resgate para a Grécia, uma medida que levou à fragmentação do seu partido e ao afastamento de antigos aliados e colegas de Governo, como Yanis Varoufakis.
As eleições gregas ficaram marcadas pela mais alta taxa de abstenção em votações na Grécia e pela presença em campanha de vários líderes políticos da esquerda europeia, entre os quais o secretário-geral do Podemos espanhol, Pablo Iglesias.
García-Margallo falava hoje à entrada para a apresentação do relatório "As empresas espanholas criam valor. Responsabilidade Social Corporativa na Iberoamérica", na Casa América, em Madrid. O trabalho foi elaborado pelo próprio Ministério dos Assuntos Exteriores e da Cooperação.
O Governo espanhol foi um dos mais acérrimos opositores de Alexis Tsipras durante as negociações da Grécia com os seus credores, opondo-se a uma renegociação da dívida helénica e a um perdão em toda a linha.
Lusa