7/3/21
 
 
Tsipras anuncia coligação com Gregos Independentes
Tsipras discursou ao lado de Kammenos

Tsipras anuncia coligação com Gregos Independentes

Tsipras discursou ao lado de Kammenos ORESTIS PANAGIOTOU/EPA Jornal i 20/09/2015 21:57

"Vamos continuar juntos", afirmou Alexis Tsipras num discurso perante os apoiantes do Syriza,

Alexis Tsipras, dirigente do Syriza e vencedor das legislativas hoje na Grécia, anunciou que se ia aliar novamente com o partido nacionalista dos Gregos Independentes (Anel) de Panos Kammenos, para formar um governo de coligação.

"Vamos unir as nossas forças (...) vamos continuar juntos", afirmou Alexis Tsipras, num discurso perante os apoiantes do Syriza, reunidos numa praça no centro de Atenas, antes de Kammenos subir à tribuna.

O líder dos Gregos Independentes afirmou que na segunda-feira ia "proceder, com o primeiro-ministro Alexis Tsipras, à formação de um Governo (de coligação) para fazer sair a Grécia da recessão e do desemprego".

Os Gregos Independentes integraram o anterior Governo grego de Tsipras, entre Janeiro e Agosto.

De acordo com os resultados oficiais parciais, contados 61% dos boletins de voto, o Syriza conseguiu 145 dos 300 lugares do parlamento grego, e terá uma maioria absoluta de 155 com o apoio dos Gregos Independentes.

As eleições antecipadas foram convocadas na sequência da demissão de Alexis Tsipras do cargo de primeiro-ministro, em 20 de Agosto passado, depois de perder uma parte da bancada parlamentar devido a uma cisão de 25 deputados da ala mais à esquerda do partido.

A cisão partidária ocorreu quando o parlamento grego aprovou um novo pacote de austeridade que Tsipras acordou com Bruxelas, recuando nas promessas de que iria acabar com a política de austeridade na Grécia.

Lusa

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×