16/9/19
 
 
Sondagens dão ligeira vantagem a Tsipras mas há muitos indecisos

Sondagens dão ligeira vantagem a Tsipras mas há muitos indecisos

Yiannis Kourtoglou/Reuters Filipe Paiva Cardoso 19/09/2015 18:10

No último discurso, Tsipras pede que “não virem as costas”.

É amanhã que os eleitores gregos decidem entre dar um voto de confiança a Alexis Tsipras ou voltar a mudar para o centro--direita, no caso aNova Democracia deEvangelosMeimarakis. As sondagens divulgadas ontem continuam a apontar para uma ligeira vantagem do Syriza (28,2% vs. 27,5% ou28,5%vs. 26%), mas a realidade pode dar uma volta a tudo isto: não só as sondagens falharam nas últimas eleições e no referendo, como a potencial dimensão dos eleitores indecisos deixa tudo em aberto. Segundo as sondagens, há 11% a 12% de eleitores que só vão decidir à última hora. Na Grécia estima-se que estes tenderão a cair para o Syriza mas, dado o volte--face de Tsipras e a saída de muitos membros influentes do partido, prognósticos só no final.

O último dia de campanha ficou marcado pelo apoio que Yannis Varoufakis veio dar aos partidos abertamente contra o resgate, incluindo a Unidade Popular (UP), que nasceu de uma cisão no Syriza. Oex-ministro das Finanças deTsipras divulgou em comunicado a sua posição para as eleições de amanhã. Neste, Varoufakis recomenda que, à excepção do Aurora Dourada(extrema-direita), os eleitores gregos devem escolher partidos “que rejeitam” o novo resgate, já que este “é totalmente insustentável e, pior, retira a qualquer governo grego, por muito que o não queira, as ferramentas para lutar contra a oligarquia e a crise auto-alimentada”.

No último discurso da campanha, na Praça Syntagma, Tsipras pediu aos gregos “que não voltem as costas” e lutem em conjunto com o Syriza contra “um rumo político que já leva 40 anos a contrair dívidas para os cidadãos gregos”. Um detalhe:pela afluência, é evidente que vão bem longe os dias em que o Syriza enchia a praça.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×