27/06/2022
 
 
Ambiente de confiança faz crescer exportações, garante Portas
“Estamos, como país, manifestamente no bom caminho em termos de comércio internacional"

Ambiente de confiança faz crescer exportações, garante Portas

“Estamos, como país, manifestamente no bom caminho em termos de comércio internacional" TIAGO PETINGA/LUSA Rita Tavares 10/09/2015 08:55

Vice-PM garante que país “está no bom caminho” 

Ovice-primeiro-ministro não tardou a reagir aos números divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística para vir dizer-se “francamente satisfeito com a evolução das exportações portuguesas em 2015” e associá-las a “um ambiente de maior confiança económica e capacidade exportadora das empresas portuguesas”.

“Estamos, como país, manifestamente no bom caminho em termos de comércio internacional. Estamos a exportar muito, a exportar mais e, fazendo o balanço correcto entre as exportações de bens e serviços, com uma tendência positiva.” Paulo Portas falou à margem do Fórum Económico Portugal-Senegal que hoje decorre em Lisboa, organizado no âmbito da visita oficial do presidente do Senegal, Macky Sall, a Portugal.

Numa área em que assumiu o comando no governo – e que há duas semanas o fez comparar--se à personagem portuguesa da banda desenhada “Tintim”, Oliveira da Figueira – o vice-primeiro-ministro faz render o bom desempenho do indicador à porta das eleições e lembra que Portugal “teve recorde absoluto de exportações em 2013, voltou a bater esse recorde absoluto em 2014 e está claramente acima em 2015”. “Haverá sempre meses piores ou melhores”, admitiu, ao mesmo tempo que sublinhou que nos primeiros sete meses do ano “as exportações em termos homólogos cresceram em seis meses e só desceram no primeiro, em Janeiro”. 

E o vice-primeiro-ministro ainda lembrou que dentro de dias serão divulgados os números das exportações de serviços, onde se inclui o turismo, prevendo que “darão a confirmação de que Portugal estará em 2015 com uma balança comercial positiva”. Será a “terceira vez em 40 anos se esta tendência positiva que já analisa sete meses do ano se mantiver”, rematou. 

Com Lusa

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline