28/2/20
 
 
Alterações climáticas. Ilhas do Pacífico querem indemnizações

Alterações climáticas. Ilhas do Pacífico querem indemnizações

Shutterstock Jornal i 04/09/2015 15:44

"Nós contribuímos com menos [gases], mas somos nós que enfrentamos todos os danos das alterações climáticas.

O Fundo de Desenvolvimento das Ilhas do Pacífico vai pedir aos principais emissores de gases de efeito estufa que indemnizem os países insulares afectados pelas alterações climáticas, informa a imprensa local.

Os líderes e representantes deste fundo regional concordaram incluir este pedido na declaração final do encontro de três dias, que terminou nas Fiji, ainda que não tenham sido fixados critérios nem metodologia, segundo o jornal Fiji Times.

O secretário-geral interino do fundo, Amena Yauvoli, justificou as indemnizações argumentando que as ações dos países mais poluidores são contrárias à convenção da ONU contra as alterações climáticas.

"Nós contribuímos com menos [gases], mas somos nós que enfrentamos todos os danos das alterações climáticas. Por isso concordamos com indemnizações em termos de imigração e danos e prejuízos em consequência das alterações climáticas", disse Yauvoli.

A enviada especial da ONU para as Alterações Climáticas, Mary Robinson, disse que no domingo e na segunda-feira irá realizar-se uma reunião ministerial informal em Paris para tratar especificamente do aspecto financeiro.

"Noutras palavras, [vai discutir-se a] implementação, adaptação, os danos e prejuízos que são de vital importância para as pessoas do Pacífico e outras ilhas pequenas", disse Robinson, citada pelo jornal.

Para mitigar os efeitos das alterações climáticas foi criado, há quatro anos, o Fundo Verde do Clima, que deverá contar com cerca de 100.000 milhões de dólares a partir de 2020, valor destinado a apoiar os países mais vulneráveis.

Lusa

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×