22/1/21
 
 
Lagarde alerta economias emergentes para o abrandamento chinês
O FMI continua a esperar que a Ásia estimule o crescimento mundial

Lagarde alerta economias emergentes para o abrandamento chinês

O FMI continua a esperar que a Ásia estimule o crescimento mundial Lusa Jornal i 01/09/2015 14:52

Lagarde declarou que o crescimento mundial será "provavelmente mais fraco" do que o previsto.

A directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou esta terça-feira que as economias emergentes devem estar atentas ao abrandamento da actividade na China e advertiu que o crescimento mundial este ano deverá ficar abaixo do previsto.

Num discurso na Universidade de Jacarta, Lagarde declarou que o crescimento mundial será "provavelmente mais fraco" do que o previsto, menos de dois meses depois de o FMI ter revisto em baixa as suas previsões para 2015 que ficaram em 3,3%.

Os mercados emergentes, da Indonésia ao Brasil, foram particularmente atingidos pela desaceleração da China, segunda economia mundial.

Uma queda na procura chinesa de matérias-primas, ou seja de exportações de que dependem muitas economias emergentes, teve consequências para estes países e para as suas divisas, dificuldades que foram ainda agravadas com a recente desvalorização do yuan.

O FMI continua a esperar que a Ásia estimule o crescimento mundial, mas o ritmo é menor que o previsto e pode ainda abrandar, afirmou Lagarde, insistindo na necessidade de "uma resistência ainda maior".

O abrandamento do crescimento chinês já era esperado e não foi brusco, acrescentou a dirigente do FMI, sublinhando que a transição do país para uma maior economia de mercado era "complexa e pode ter sido um pouco caótica".

"Outras economias emergentes, incluindo a Indonésia, devem estar atentas para enfrentarem um possível impacto da desaceleração da China e um endurecimento das condições financeiras mundiais", acrescentou.

Lusa

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×